/ Notícias / 5 Dicas para Escolher a Profissão
5 Dicas para Escolher a Profissão
03.11.2015 | 17:08 | #psicologia
5 Dicas para Escolher a Profissão
Em dúvida sobre qual profissão escolher? A professora Rosane Feijó, do curso de Psicologia da UCPel, lista algumas dicas para ajudar nessa escolha que vai ser uma das mais importantes da sua vida.

1. Autoconhecimento
Já diria o velho Sócrates: conhece-te a ti mesmo. Essa máxima é o ponto principal para ter clareza na escolha do rumo profissional. Pense em coisas que você gosta de fazer. Filmes, livros, hobbies, tudo é importante para você identificar suas principais características.

2. Se imagine na profissão
Faça um exercício de futuro: se visualize exercendo aquela atividade. Pense na rotina e nas particularidades de cada profissão. Em que horários você trabalhará? Será ao ar livre ou em local fechado? Que roupa utilizará no seu dia a dia? Se possível, faça uma visita a um profissional, converse com ele e acompanhe um pouco da sua rotina.

3. Evite pensar em remuneração
Você vai desempenhar essa atividade todos os dias - precisa ter apreço por ela. Lembre-se: quem faz o que gosta acaba fazendo um bom trabalho, e isso "puxa" uma boa remuneração.

4. Evite influências externas
Procure a sua felicidade! Os conselhos de amigos e familiares são importantes, mas não podem determinar a sua escolha. Faça o que é bom para você!

5. Se necessário, procure orientação
O curso de Psicologia da Católica está abrindo grupos de orientação de habilidades profissionais. Os encontros são gratuitos. Saiba mais aqui.