/ Notícias / 4ª Jornada da LACM ocorre nesse mês
4ª Jornada da LACM ocorre nesse mês
03.08.2012 | 10:41 | #medicina
4ª Jornada da LACM ocorre nesse mês

Ocorre nos dias 13 e 14 de agosto a 4ª Jornada da Liga Acadêmica de Clínica Médica da Universidade Católica de Pelotas (LACM/ UCPel). O evento será realizado no Auditório Dom Antônio Zattera, a partir das 19h.

Nesta edição, os integrantes da Liga Acadêmica, juntamente com o professor e coordenador da mesma, Carlos Edmundo Gastal, abordarão assuntos direcionados à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Gastal destacou a importância dos alunos terem o contato com a visão de outros profissionais e conhecer um pouco da prática do dia a dia na UTI.

Os acadêmicos do terceiro ano do curso de Medicina têm a oportunidade de fazer um Internato na UTI do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), onde fazem plantões durante um ano. Para isso, é realizada uma prova de seleção aos alunos que desejarem passar por essa experiência.

Situações que podem ser encontradas no Internato, como paciente terminal na UTI, doação de órgãos, pneumonias, entre outras, serão discutidas por profissionais da área da saúde através de palestras.

Integrante da LACM e estudante do quinto ano de Medicina, Sandro Tonetto dos Santos comentou a importância da experiência que teve. “Eu tive a oportunidade de participar do Internato, o que me acrescentou muito. Passei a ter uma visão diferente da UTI, além do contato prático”, disse.

As inscrições podem ser feitas no saguão do Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373) e na Biblioteca do HUSFP (rua Marechal Deodoro, 1.123). O investimento é de R$ 18,00 para estudantes e de R$ 25,00 para profissionais da saúde. Estudantes que também forem se inscrever para a prova de seleção do Internato da LACM na UTI/HUSFP devem levar um quilo de alimento não perecível no dia da prova. Há dez vagas para o terceiro ano e duas para o quarto ano.

Confira a Programação

Segunda-feira, 13 de Agosto
18h30min
- Inscrições no local e entrega de material
19h – Abertura
19h15min – Palestra “Paciente Terminal na UTI”, com o médico do CTI Geral/HUSFP, Luciano Teixeira;
20h – Palestra “Doação de Órgãos”, com o coordenador da Organização Procura Órgãos, chefe da UTI da Santa Casa de Rio Grande e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande, Newton Primo;
20h45min – Coffe Break
21h15min – Palestra “Sepse”, com o médico intensivista e rotineiro do HUSFP e professor da UCPel e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Márcio Osório Guerreiro.

Terça-feira, 14 de Agosto
– Abertura
19h15min – Palestra “Pneumonias Nosocomiais”, com o médico pneumologista, médico do CTI/HUSFP e professor da UCPel e UFPel, Ricardo Bica Noal;
20h – Palestra “Cetoacidose Diabética”, com o médico intensivista pediátrico, plantonista da UTI Pediátrica do Hospital da Criança em Porto Alegre e professor de Pediatria da UCPel, Michel Georges dos Santos El Halal;
20h45min – Coffee Break
21h15min – Palestra “Hemorragia Subaracnóidea”, com o neurologista Othello Moreira Fabião Neto;