/ Notícias / 3ª Semana Acadêmica de Produção Fonográfica da UCPel vai chegando ao fim
3ª Semana Acadêmica de Produção Fonográfica da UCPel vai chegando ao fim

Nesta quinta-feira (25), ocorreu o quarto e penúltimo dia da Semana Acadêmica do curso de Produção Fonográfica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A apresentação dos dois últimos workshops, a apresentação da composição de um aluno do curso e a palestra debatida com um baterista de 12 anos de estrada marcaram as atividades.

Às 9h, o workshop Técnica vocal orientada ao microfone, com Jussanete Vargas, abriu o dia da mesma forma como vem sendo feito desde segunda-feira. Já às 14h, o produtor musical, DJ e sócio-fundador da Academia Internacional de Música Eletrônica (AIMEC), Ilan Kriger, encerrou os workshops do evento com Produção musical avançada. Segundo o presidente do Diretório Acadêmico de Produção Fonográfica, Fábio Galindo, nesta atividade foi feita uma interação com os espectadores de forma bastante criativa, escolhendo uma diversidade de arranjos até obter uma música completa.

Após o coffe-break, o aluno do quarto semestre, Filipe Basso, fez a apresentação de uma composição própria. A obra é fruto da disciplina Arranjos I, onde os alunos criavam composições de arranjos utilizando-se dos mais variados tons e estilos musicais.
A última atividade do dia ficou a cargo do baterista das bandas Vade Retrô e Dupla Jukebox, Matt Thofehrn. A palestra, que segundo o próprio palestrante era mais uma argumentação mútua, abordou o amplo tema Bom senso dentro e fora da música.

O músico falou bastante sobre a avaliação da situação nas oportunidades que podem surgir na carreira, como shows grandes ou pequenos, apresentações em teatros, e como lidar com isso. Segundo ele, deve-se saber se está preparado para determinada situação, além de ter conhecimento acerca das ferramentas instrumentais mais adequadas. Os outros pontos mencionados foram arranjo, escolha do formato de gravação, formato de mixagem e personalidade versus trabalho.

A 3ª Semana Acadêmica de Produção Fonográfica continua na sexta-feira (26), às 14h, no Espaço Multiuso do Campus II da UCPel (Rua Almirante Barroso, 1.202). Confira a programação do último dia do evento:

14h – Palestra Áudio, Tecnologia e Mercados, com Felipe Lisciel (Academia do Produtor Musical)
16h15min – Coffee-Break
16h30min – Apresentação de Composição: convidado Sulivan Mello
Das 16h45min às 19h – Palestra Crowdfunding/Como ter acesso ao Direito Autoral, com Caetano Biachi (ABRAMUS/Traga Seu Show)