/ Notícias / 33º Simpósio Sul de Microeletrônica contará com trabalhos de acadêmicos da UCPel
33º Simpósio Sul de Microeletrônica contará com trabalhos de acadêmicos da UCPel
33º Simpósio Sul de Microeletrônica contará com trabalhos de acadêmicos da UCPel
Dez trabalhos de discentes do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC) e da graduação em Engenharia de Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foram aprovados para o 33º Simpósio Sul de Microeletrônica (SIM 2018). Marcado para ocorrer de 02 a 05 de maio em Curitiba, o evento é responsável por traçar um panorama do que vem sendo pesquisado nas universidades gaúchas e paranaenses. 

Responsável pela coordenação do Programa do SIM desde 2017, o professor da UCPel, Cláudio Diniz, também palestrará no evento no dia 04 de maio, às 8h30min. O docente falará sobre formas de processamento de vídeos, levando em conta codificação, compressão das imagens, consumo de energia, qualidade da imagem, tamanho do arquivo. “Vou abordar algumas das características necessárias para ter maior otimização de consumo de energia e de desempenho em compactação de vídeos”, adiantou.      

A UCPel, além organizadora do evento juntamente com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), também estará representada com a apresentação de quatro pesquisas com autoria principal e seis de coautoria. 

Uma delas, intitulada Exploring the Use of Parallel Prefix Adder Topologies into Approximate Adder Circuits, a acadêmica do curso de Engenharia de Computação, Morgana Macedo Azevedo da Rosa, vem explorando o uso de um banco de somadores de prefixo paralelo (PPA – Parallel Prefix Adder) em somadores aproximados. O estudo propõe a investigação de diferentes topologias de somadores PPA na parte precisa de somadores aproximados visando à combinação ideal entre desempenho e dissipação de energia.

No trabalho Exploring Fog-Computing for Context Awareness in EXEHDA Middleware, a mestranda de Engenharia Eletrônica e Computação, Verônica Tabim, estuda o campo da Internet das Coisas (IoT) e as formas de processamento de dados nesse cenário. De acordo com o estudo da mestranda, estratégias baseadas em Cloud Computin têm se provado eficientes no tratamento de aspectos importantes para a IoT, como a facilidade de acesso e disponibilidade.

Os estudos Quantitative Analysis of Image Acquisition Using Mammographic Phantom with Silicone Prosthesis e Voice Activity Detection Algorithm based on Kernels using Unsupervised Segmentation também serão apresentados no evento, juntamente com mais outros seis de coautoria de integrantes da UCPel. 

Paralelamente ao SIM, também ocorre a 20ª Escola Sul de Microeletrônica (EMICRO 2018), evento voltado para o estudantes que trata de temas básicos da área. Em 2019, tanto o Simpósio quanto a Escola serão realizados pela UCPel de 22 a 26 de abril. 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?