/ Notícias / 27 de agosto: Dia do psicólogo
27 de agosto: Dia do psicólogo
27.08.2024 | 11:24 | #psicologia
27 de agosto: Dia do psicólogo Foto Leandro Lopes

A psicologia foi reconhecida como profissão no Brasil em 27 de agosto de 1962. Ao longo dos seus 62 anos de regulamentação, vem ampliando suas áreas de atuação, contribuindo de forma consistente e com compromisso ético no cuidado da saúde mental da população. A contribuição chega em diversas áreas, seja no atendimento clínico especializado, nas políticas e serviços de saúde, na área educacional, na área jurídica, na área organizacional, na assistência social, na atenção psicossocial, na promoção e defesa de direitos ao longo do ciclo vital da coletividade.

No cenário atual, o papel do psicólogo é de vital importância, pois ele atua como um facilitador do bem-estar mental e emocional em um contexto de crescente estresse e incertezas. Com o aumento dos casos de ansiedade, depressão e outros transtornos psicológicos, especialmente após a pandemia, o psicólogo se torna essencial para ajudar as pessoas a lidar com suas emoções, superar traumas e desenvolver resiliência. Além disso, ele desempenha um papel crucial na promoção da saúde mental em diversos ambientes, como escolas, empresas e comunidades, contribuindo para a construção de uma sociedade mais saudável e equilibrada.

A escolha de uma especialização em psicologia depende do interesse pessoal e das habilidades do futuro psicólogo. É importante explorar as diferentes áreas durante a graduação, como a psicologia clínica, organizacional, educacional, jurídica, esporte, atenção básica e social. Participar de estágios, palestras e grupos de estudo pode ajudar a identificar quais áreas despertam mais curiosidade e satisfação. A escolha ideal é aquela que alinha paixão, competência e oportunidades de carreira.

O curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) oferece uma formação sólida, com enfoque teórico, prático e com pesquisa reconhecida em vários países, preparando os alunos para atuar em diversas áreas, como clínica, organizacional e educacional. Com espaços de práticas em Unidade Básica de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ), Hospital Universitário São Francisco de Paula, programas de extensão em diversos locais e estágios supervisionados, os estudantes têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais. Além disso, a UCPel é reconhecida pela qualidade do corpo docente e pela conexão com a comunidade local, proporcionando uma formação completa e alinhada às demandas do mercado. Escolher a UCPel é optar por excelência acadêmica e preparo para uma carreira promissora. E neste ano de 2024 o curso de Psicologia da UCPel completa 50 anos, comprovando a qualidade e eficiência na graduação.

A professora do curso de psicologia da UCPel, Rosane Pinheiro Krüger Feijó, destaca a importância da profissão. “Como professora, percebo as diversas oportunidades que estão surgindo para alunos e profissionais de psicologia, especialmente em um mundo que está cada vez mais atento à saúde mental”, pontua.

Segundo a coordenadora do curso, Maria Clara Salengue, no contexto de possibilidades de atuação é possível que o estudante de psicologia se encontre com antigas expectativas, mas também com um enorme espectro de novas possibilidades, ainda desconhecidas. “Durante o curso o estudante deve desenvolver habilidades importantes para a atuação entre elas: a comunicação, a liderança, o trabalho em equipe, a responsabilidade, a gestão efetiva e resolutiva, ter curiosidade, leitura e aprendizagem contínua, a atuação cooperativa, entre outras. Muito importante que o aluno/aluna também se exponha a processos psicoterapêuticos durante a formação entendendo dessa forma, melhor seus recursos e habilidades. Mas o “viver”, o experienciar o dia a dia da universidade e do curso é fundamental para as descobertas e aprofundamentos das escolhas. Para tal é importante ter experiências variadas no curso”, salienta.

Redação Betânia Berhals