/ Notícias / 25ª Semana Acadêmica da Filosofia aborda questionamentos envolvendo bioética
25ª Semana Acadêmica da Filosofia aborda questionamentos envolvendo bioética
04.09.2020 | 09:45 | #filosofia
25ª Semana Acadêmica da Filosofia aborda questionamentos envolvendo bioética

De 8 a 11 de setembro, a 25ª edição da Semana Acadêmica da Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) irá debater a temática da bioética através de palestras e apresentações de trabalhos científicos. Tal discussão se intensificou na atualidade, uma vez que vivenciar uma pandemia testou os limites éticos da vida.

“A bioética é justamente a regulação da ciência em defesa da vida. Não significa que a ciência não deva ser estimulada. Pelo contrário, desde que respeite os limites da dignidade dos humanos e da natureza”, avalia o organizador do evento, professor Paulo Gubert.

As palestras serão ministradas por pesquisadores do assunto. A primeira delas, “Os desafios bioéticos da edição genética”, será proferida por Ricardo Hoepers, doutor em Teologia Moral, diretor do Instituto Superior de Formação Humanística e fundador do Observatório da Bioética, com sede na UCPel e abrangência em várias universidades gaúchas.

O secundo encontro, intitulado “Os personalismos na bioética”, terá a presença do professor da UCPel, Fábio Raniere Mendes, que estuda sobre o tema desde 2007, quando desenvolveu pesquisa sobre a bioética em Hans Jones, um dos teóricos mais reconhecidos do campo.

Convidado para a terceira palestra, o professor Diego Zanella, da Universidade Franciscana (UFN), de Santa Maria, abordará “A história da bioética e as contribuições de V. R. Potter”. Além de doutor em Filosofia, possui especialização e é membro da Sociedade Brasileira de Bioética e presidente da sessão regional da Sociedade Riograndense de Bioética.

O encerramento da Semana Acadêmica reserva as apresentações dos trabalhos inscritos. Cada comunicador terá entre 10 a 20 minutos para explanação, seguido de 10 minutos para debate. O evento transcorre inteiramente no formato remoto, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Programação

Dia 8/09, às 19h30min – palestra “Os desafios bioéticos da edição genética”, com Ricardo Hoepers

Dia 9/09, às 19h30min – palestra “Os personalismos na bioética”, com Fábio Raniere Mendes

Dia 10/09, às 19h30min – palestra “A história da bioética e as contribuições de V. R. Potter”, com Diego Zanella