/ Notícias / 1º Seminário de Amamentação recebe mais de 150 profissionais e estudantes
1º Seminário de Amamentação recebe mais de 150 profissionais e estudantes
03.08.2012 | 15:36 | #enfermagem #psicologia
1º Seminário de Amamentação recebe mais de 150 profissionais e estudantes
“Estimular e apoiar a amamentação”. Esse foi o tema principal discutido no 1º Seminário Regional de Amamentação, que ocorreu na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) nesta sexta-feira (03). 

O evento contou com a participação de autoridades da área, como o representante da Secretaria Municipal de Saúde, Milton Luiz Merony Ceia; a coordenadora do Programa Hospital Amigo da Criança, Mara Thurow; o diretor de assistência do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), Silvio Reis; e a nutricionista do HUSFP, Rejane Randuz; além dos estudantes e profissionais que lotaram o Espaço Multiuso do Campus II da Universidade.

O Seminário teve início com a palavra do pós-doutor em Epidemiologia da Saúde Infantil e especialista em Saúde Comunitária, César Victora, que, em sua palestra, abordou as vantagens da amamentação para redução da mortalidade infantil, o índice de crescimento de crianças amamentadas e a constatação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que as mães brasileiras estão amamentando mais. Segundo Victora, a média de amamentação atual é de um ano, um crescimento bem importante para o desenvolvimento da saúde infantil.

Vinda de Porto Alegre, a enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde, Celina Valderez, comentou a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, uma iniciativa do Ministério da Saúde que é voltada para a Atenção Básica com foco na Nutrição.
Uma das integrantes da equipe de organização do evento, a estudante do quarto semestre de Psicologia Rafaela Prietsch salientou a importância do profissional da saúde capacitado para apoiar as mães. “As pessoas não têm a consciência da importância da amamentação. Nosso papel é conscientizar para que as crianças possam crescer sadias. Com a capacitação dos profissionais, vai haver mais colaboração com essa iniciativa”, comentou a acadêmica. 

Compareceram estudantes e representantes de vários municípios, como São Lourenço do Sul, Bagé, Canguçu, Piratini, Rio Grande, entre outros. Estudante de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Camila Nobre comentou que sua participação no evento foi bem válida. “Estou fazendo o meu Trabalho de Conclusão de Curso [TCC], na área da mulher. Com certeza esse seminário vai agregar bastante conhecimento para mim”, disse.

O diretor de assistência do HUSFP, Silvio Reis, falou sobre o objetivo do evento. “Desejamos despertar, tanto na comunidade local quanto regional, esse importante marco que é o estímulo ao aleitamento materno. Devemos valorizar o crescimento saudável da criança”, ressaltou.

O evento é uma realização conjunta da nutricionista Rejane Radunz e das estagiárias do projeto Aleitamento Materno, as alunas do curso de Enfermagem, Cassiana Duarte e Larissa Matheus, e de Psicologia, Rafaela Prietsch. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?