A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está com tudo pronto para a abertura de seu 16º Congresso de Iniciação Científica (CIC), que ocorre no dia 22 de outubro. Até a quarta-feira (24), serão 501 trabalhos apresentados por graduandos e pós-graduandos de 11 instituições de ensino superior do Brasil. Também neste período, serão realizadas a 6ª Mostra de Pós-Graduação e a 3ª Mostra de Extensão.
De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UCPel, professora Vini Rabassa da Silva, as expectativas da equipe organizadora do evento são as melhores possíveis. Principalmente, porque a atividade deve dar visibilidade ao trabalho que a Católica realiza por meio de suas ações extensionistas.
“Isto demonstra a perspectiva da Universidade em fornecer um ensino diferenciado, não só pela transmissão de conteúdos, mas, também, pelo desenvolvimento do espírito investigativo e pela aplicação prática dos conhecimentos adquiridos”, destacou a professora. “Em síntese, nossa intenção é a de mostrar para a comunidade um pouco do ‘ser’ da UCPel como instituição qualificada para o Ensino Superior de graduação e de pós-graduação”.
As grandes áreas do conhecimento (Ciências sociais aplicadas, humanas, exatas, da terra e da saúde) estão contempladas nos assuntos a serem desenvolvidos por acadêmicos, professores e profissionais nas diversas atividades programadas nesta edição do CIC. Um dos destaques é o painel “Pesquisa e Extensão nas Universidades Comunitárias: dilemas e perspectivas”. A atividade terá início às 9h e contará com a participação da vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professora doutora Wrana Maria Panizzi.
Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico do evento
http://www.ucpel.tche.br/cic/.