Dos dias 20 a 31 de janeiro de 2025, a cidade de Pelotas recebe mais um tradicional Festival Internacional Sesc de Música. Alunos e professores de diversos países deslocam-se para a cidade para participar do evento.
A 13ª edição do Festival irá receber músicos reconhecidos das Américas e da Europa. A programação conta com concertos e recitais de mais de 350 alunos e professores. Os espetáculos irão acontecer em diversas partes da cidade, como o Theatro Guarany, a Praia do Laranjal, o Conservatório de Música, entre outros. As apresentações são gratuitas e acontecem todos os dias durante o Festival.
Cleiton Decker, superintendente de Marketing e Comunicação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), conta que a Universidade tem em sua essência a promoção da cultura. Sendo assim, é entusiasta e apoiadora do Festival desde a sua primeira edição. O Campus I da UCPel é o principal espaço de ensaios dos participantes do evento. Mais de 40 salas e espaços são cedidos para a realização dos ensaios dos diferentes instrumentos da orquestra acadêmica do Festival. "Aqui se tem acesso a salas confortáveis e climatizadas no centro da cidade, contentrando o grande volume de professores e alunos do festival, dentro do Campus I.
Decker salienta que a perspectiva da UCPel como apoiadora é contribuir para projetar ainda mais Pelotas como uma cidade de vocação à arte e cultura. “A UCPel é pródiga em oferecer serviços e ativudades à comunidade. Por meio do Festival, disponibilizando de sua estrutura para os ensaios, tem contribuido também na promoção da música instrumental de qualidade para toda a população de Pelotas e região, inclusive incentivando turistas que visitam a cidade nesta época do ano”, destaca.
Considerado um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, o Festival tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de produção musical e promover a cultura. O evento recebeu mais de 40 mil espectadores na edição de 2024.
Redação Vanessa Ferro