Na próxima semana, de 12 a 16 de maio, o Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (MUCPel) integra a 12ª Semana Nacional de Museus, que vai até o dia 18. Na edição deste ano, o evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) possui o tema Coleções criam conexões, e contará com a participação de 1.337 museus e outras instituições culturais, promovendo 4.268 atividades.
Durante esta semana, o Museu da UCPel estará realizando a exposição de parte de seu acervo em locais de grande circulação do Campus I da UCPel, como Biblioteca, Sala dos Professores e Saguão. Várias espécies da região poderão ser observadas, divididas entre aves, mamíferos e répteis. Animais como lobo marinho, cachorro do mato e ratão do banhado são alguns dos exemplares que o Museu da UCPel abriga.
Como destaca a professora Carina Estrela, coordenadora dos cursos de Ecologia e Engenharia Ambiental da UCPel, a ideia é de que o acervo possa ter uma maior visibilidade, saindo de seu espaço tradicional. Segundo ela, também será criado um diorama, cenário que irá retratar os ambientes da fauna e da flora, explorando as espécies do acervo.
A Semana Nacional dos Museus tem por objetivo destacar a importância das coleções dos museus brasileiros e buscar sua valorização, através da geração de todo tipo de conexão, para que possam ampliar seus efeitos em termos de comunicação, educação e participação.
O Museu da UCPel está aberto à visitação da comunidade e funciona das 9h às 11h30min e das 14h às 17h30min, na sala 219 C, Campus I da UCPel (Rua Gonçalves Chaves, 373). Agendamento de visitas para grupos escolares e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128-8289.