/ Notícias / 10º Encontro Regional de Educadores Infantis (EREI) começa na UCPel
10º Encontro Regional de Educadores Infantis (EREI) começa na UCPel
21.10.2014 | 17:27 | #pedagogia
10º Encontro Regional de Educadores Infantis (EREI) começa na UCPel
Iniciou, na manhã desta terça-feira (21), o 10º Encontro Regional de Educadores Infantis (EREI), promovido pelo curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A temática deste ano é Uma história de busca e transformação do saber. O evento é destinado a educadores e acadêmicos do curso de Pedagogia e demais interessados na área da Educação Infantil.

Os objetivos do Encontro são suscitar discussões sobre concepções e práticas educativas que possam conduzir a transformações necessárias à melhoria no atendimento de crianças até seis anos de idade. Junto a isso, a intenção é promover o debate sobre temas de interesse dos professores e acadêmicos que atuam na Educação Infantil. Palestras, atividades culturais e relato de experiências fazem parte da programação.

Na abertura, estavam presentes a pró-reitora Acadêmica, professora Patrícia Giusti, a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Vera Luci Alves Savedra, o diretor do Centro de Educação e Comunicação, professor Jairo Sanguiné, a coordenadora do evento, professora Luiza Helena da Silveira e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Elza Zabala.

Dando início ao evento, a professora Vera agradeceu a participação de todos os que estavam presentes, e aos que participam ativamente do evento ao logo da década. Em sua fala, a coordenadora salientou a importância que o trabalho educativo tem de criar condições para as crianças descobrirem seus valores desde cedo e que o papel do educador infantil é primordial para esta primeira etapa da vida infantil.

A pró-reitora agradeceu também o trabalho desenvolvido pelos alunos do oitavo semestre da Pedagogia, que juntamente com a professora Luiza Helena, dedicaram-se à organização do evento.

A primeira atividade do encontro foi um momento cultural com a participação dos alunos da Escola Fundamental Luterana Emanuel. Em seguida, houve a palestra Limites na educação infantil, ministrada pela psicóloga Marlise Flório Real. Na parte da tarde, a programação contou com as palestras Construção da identidade e autonomia, ministrada por Eliezer Oliveira, Prática pedagógica com bebês, ministrada por Ana Paula Cuzziol e Musicalização na educação infantil, ministrada por Regiana Willie. Houve, ainda, momentos culturais e relato de experiências com os professores participantes.

O encontro prossegue até quinta-feira (23), no Auditório Dom Antônio Zattera da UCPel.

Confira a programação para os próximos dias:

Quarta-feira, 22 de outubro
8h30min - Palestra Arte sensível na infância, com Rejane Santos
10h30min - Palestra Movimento na educação infantil, com Maritza Freitas
14h – Palestra Saúde na escola, com Marília Oliveira;
15h - Momento cultural
15h45min - Palestra Adaptação na educação infantil, com Juliana Sampaio da Silva
16h15min - Projetos no eixo natureza e sociedade, com professores de educação infantil
19h - Momento diferenciado em educação física, com Henrique Mortágua