/ Notícias / 10° Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais contará com a presença da UCPel
10° Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais contará com a presença da UCPel
Nos dias 19 e 20 de maio, os assistentes sociais do Rio Grande do Sul estarão reunidos na cidade de Porto Alegre para celebrar os 80 anos do Serviço Social brasileiro. A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participará do evento com a presença de professores e acadêmicos do curso de Serviço Social, que é o mais antigo do interior do Estado, com 54 anos de existência.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) e professora do curso de Serviço Social da UCPel, Vini Rabassa, irá compor a mesa que tratará sobre as Memórias do Serviço Social Gaúcho: 'Trajetória Histórica da Profissão no RS'. A docente da Católica também receberá uma homenagem por sua trajetória acadêmica e profissional.

Vini construiu sua história dentro da UCPel. Formada em 1973 no curso de Serviço Social, começou a dar aulas para a graduação em 1974. Paralelamente à atuação na Universidade, trabalhou na Cáritas Brasileira. Para a docente, receber esse reconhecimento do Conselho Regional de Serviço Social é gratificante. “Minha trajetória foi toda construída dentro da UCPel. Quero devolver esse homenagem para a Universidade em que me formei e trabalhei por toda a minha vida”, disse.

Além de sua experiência como assistente social, Vini também receberá o reconhecimento por sua contribuição para a formação de diversos profissionais e pela produção científica junto ao PPGPS da UCPel.

O 10º Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais ocorrerá no Salão de Atos da PUCRS – Prédio 04. Oficinas temáticas, espaço para apresentação/lançamento de livros e mesas de debate integram as atividades do evento. A programação completa está disponível abaixo. Mais informações podem ser encontradas no site

Dia 19 de maio (quinta-feira):
10h às 13h30 - Credenciamento e Inscrições (Sala 204 Pd 50)

13h30 às 17h30 - Oficinas Temáticas nas Salas do Prédio 50 (Assistência Social sala 202, Previdência sala 203, Formação e Trabalho Profissional sala 207, Educação sala 208, Sócio Jurídico sala 209, Ética e Direitos Humanos e Comunicação sala 210)

17h30 às 18h - Exposição de Banners das UFAS e Entidades no saguão do Salão de Atos
Mostra do Serviço Social no Brasil e no Rio Grande do Sul: 80 anos contribuindo para transformar realidades e viabilizar direitos  (a mostra ocorre de 16 a 20 de maio, estando exposta de 16 a 18 no saguão do Prédio 15 e nos dias 19 e 20 no saguão do Salão de Atos)

18h às 18h30 - Apresentação Cultural

18h30 às 19h - Mesa de Abertura com Entidades Representativas da Categoria (CFESS, CRESS, ABEPSS, ENESSO, FESSS) e PUCRS

19h às 20h - Memórias do SS Gaúcho: 'Trajetória Histórica da Profissão no RS' Com a Profa. Dra. Leônia Capaverde Bulla (PUCRS) e outros professores pioneiros na formação gaúcha (Sílvio Laffin, Jorge Gilberto Krug, Vini Rabassa da Silva, Darly Salazar Pereira, Norma Zambrano Prates e Sérgio Antônio Carlos). Coordenação Profa. Dra. Rosângela da Silva Almeida (CRESSRS/UNISINOS)

20h às 21h30 - Conferência de Abertura: 'Projeto Ético Político: dos fundamentos aos desafios da materialização com direção crítica”, com as conferencistas Profa. Dra. Marileia Goin (CRESSRS/UNIPAMPA) e Profa. Dra. Jane Prates (PUCRS)

20h30 às 22h: Debate

Dia 20 de maio (sexta-feira):

9h às 9h30 - Acolhida Cultural

9h30 às 11h - Painel: Formação e Trabalho Profissional: desafios e tendências. Painelistas: Profa. Dra. Alzira Maria Baptista Lewgoy (UFRGS) e Profa. Dra. Ana Lúcia Maciel (PUCRS). Coordenação e mediação Profa. Dra. Mailiz Garibotti Lusa (ABEPSS Regional Sul I)

11h às 12h - Debate

12h às 13h30 - Almoço

13h30 às 14h - Apresentação do vídeo sobre os depoimentos/chamadas de AS de diversos espaços sócio-ocupacionais com distribuição do folder de divulgação do CRESS e sobre GTs e Comissões

14h às 14h30 - Lançamentos de Livros e Publicações de autores assistentes sociais gaúchos

14h30 às 16h30 - Lutas e Resistências: O protagonismo político do Serviço Social Gaúcho. Com Assistentes Sociais e Militantes de Base: Letícia Schiminni (MPA), Leila Thomassim (Movimento Sindical), Lins Robalo (LGBT), Lisiane Dorneles (Luta antimanicomial), Laura Coimbra de Oliveira (Habitação/Questão Urbana), Maura Camboim (População de Rua), Fernanda Vicari dos Santos (Pessoas com Deficiência), Adriana Severo (Questão Racial), Rosane Kist (Idoso), Laura Fonseca (Questão de Gênero), Giovane Sherer (Juventudes), Maria Helena Castilhos (Direitos Humanos), Maria Valéria Carvalho (Homens agressores/violência contra a mulher), Monique Prada (Profissionais do sexo) com Mediadora Profa. Dra. Loiva Mara de Oliveira Machado (CRESSRS/UNIPAMPA)

16h30 às 17h - Intervenções da plenária.

17h às 17h30 - Mesa de Encerramento com as Entidades Representativas da Profissão (CFESS, CRESS, ABEPSS, ENESSO e FESSS) e PUCRS.

17h30 às 18h - Bolo Comemorativo com a apresentação cultural com o músico gaúcho Pedro Munhoz.