/ Notícias / 1° Seminário de Gastronomia e Saúde da Fenadoce ocorre na UCPel
1° Seminário de Gastronomia e Saúde da Fenadoce ocorre na UCPel
01.06.2016 | 17:44 | #institucional
1° Seminário de Gastronomia e Saúde da Fenadoce ocorre na UCPel
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebe no dia 08 de junho parte da programação do Festival de Gastronomia da Fenadoce 2016. O 1° Seminário de Gastronomia e Saúde reunirá nutricionistas, pesquisadores, gastrônomos e chefs de cozinha para debater a importância da alimentação para a saúde. A abertura oficial do evento ocorrerá às 14h, no Auditório Dom Antônio Zattera, e terá a palestra da chef paulista Neka Menna Barreto como um dos destaques da programação.

Debater a ampliação do conceito de gastronomia no Brasil é um dos objetivos do encontro, que reunirá UCPel, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Embrapa Clima Temperado e Secretaria Municipal de Saúde. O tratamento do alimento como bem cultural, a forma como hoje nos relacionamos com a comida, o processo de industrialização, o papel da gastronomia, entre outros temas, serão comentados no evento que contará com mesa de debates e palestras.

Conforme explica a curadora e coordenadora do Festival, Jussara Dutra, a gastronomia no país ainda é vista a partir do aspecto técnico, resumida à criação de pratos sofisticados. “Com a realização do evento queremos mostrar que o conceito de gastronomia é mais amplo, associado sim à técnica, mas também ligado ao significado do alimento para a comunidade”, avalia.

Nos dias de hoje, repensar o processo de industrialização de alimentos, responsável por parte do desenvolvimento de diversas doenças, assim como a forma de se relacionar com a comida são temas que já vêm sendo debatido no âmbito acadêmico e que precisam chegar à comunidade. “Fizemos questão de contar com a participação de agentes comunitários de saúde porque entendemos ser de extrema importância à reeducação alimentar com a volta ao passado, quando sabíamos o que estávamos comendo”, avalia.

Chef Neka Menna Barreto

Uma das palestras da tarde será de responsabilidade da chef paulista Neka Menna Barreto, reconhecida como uma das banqueteiras mais importantes no Brasil. Neka trabalha principalmente com alimentos e produtos brasileiros e valoriza ao máximo o conceito de alimentação saudável. Na UCPel, ela falará sobre a gastronomia como agente promotora de saúde. A chef também será a responsável por um jantar por adesão que ocorrerá no Chu Restaurante, no dia 09 junho, às 20h30min.

Inscrições

Antecipadamente, as inscrições para o 1º Seminário de Gastronomia e Saúde deverão ser feitas através do e-mail festivalsaude2016@gmail.com. É necessário enviar nome completo, RG ou CPF e número de telefone. Das 13h às 14h, as inscrições poderão ser feitas diretamente no evento.

A Unimed Pelotas e o Restaurante Universitário Berola, que está localizado no Campus I da UCPel, são apoiadores do seminário. Confira a programação completa do evento abaixo:

13h – Inscrições

14h – Abertura oficial

14h30 – Mesa de Debates: “Alimentação, Cultura, Saúde e Alimentação”
Debatedores:
Maria Cristina França (IFRS)
Janaína Vieira dos Santos Mattos (UCPel)
Cristina Bossile de Castilhos (Secretaria Municipal de Saúde)
Samanta Madruga (Nutrição UFPel)
Márcia Vizzotto (Embrapa Clima Temperado)

15h45 – Palestra: Apresentação do Guia Alimentar da População Brasileira
Nathália Peter – Nutricionista