/ Notícias / 1° Encontro de Professores e Alunos extensionistas busca a integração de projetos
1° Encontro de Professores e Alunos extensionistas busca a integração de projetos
03.06.2014 | 11:36
1° Encontro de Professores e Alunos extensionistas busca a integração de projetos
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) propõe uma interação entre projetos de extensão com o 1° Encontro de Professores  e Alunos Extensionistas, que será realizado neste sábado (07). Sob a temática Construindo a Interação da Extensão, o encontro tem a proposta de integrar docentes e discentes dos 14 projetos de extensão, almejando a articulação e potencialização deles. 

Estima-se que cerca de cem pessoas, entre alunos e professores, integrarão o evento que será realizado das 8h às 18h30min na Casa Conto Contigo, situada na avenida Artur Augusto Assunção, 730 – Valverde, Laranjal. 

De acordo com o coordenador de Extensão, professor Renato Della Vechia, o encontro é relevante pela possibilidade de ampliar e racionalizar as ações dos projetos a partir da troca de experiências de professores, técnicos e alunos. Através da socialização, muitos trabalhos podem ser potencializados com a ação ou a articulação à outros projetos que possam de alguma forma contribuir. 

E, também, por proporcionar aos alunos que se conheçam entre si, de maneira que possam se organizar, ter uma participação mais ativa no processo e uma representação independente dos professores, por exemplo, em atividades específicas para extensionistas. “Os alunos podem se auto-organizarem para impulsionar os projetos”, explica o professor.

Para a bolsista de extensão Luiza Telexa, o projeto é uma maneira de os alunos se integrarem. “E para que possamos discutir a política de extensão”, complementa. 

Política de Extensão
A ação extensionista é compreendida como a prática acadêmica que interliga a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, com as demandas da comunidade, possibilitando a formação de profissionais aptos a exercerem a sua cidadania. Concretiza o compromisso da comunidade acadêmica em contribuir para o desenvolvimento da região, realizando efetivo exercício teórico-prático. 

A extensão diversifica-se à medida que a Universidade amplia as áreas de formação oferecidas. Atualmente, a ênfase das ações comunitárias, que se dividem em projetos e serviços, está voltada para a preservação do meio-ambiente, resgate da memória cultural, promoção da inclusão digital, arte e cultura, economia solidária, serviços de psicologia, atenção à terceira idade e à infância, educação inclusiva, oficinas de geração de renda, dentre outros aspectos.

Programação
8h - Saída da UCPel
8h30min - Recepção e Credenciamento / Café da manhã
9h15min - Abertura do evento, com a pró-reitora Acadêmica, professora Patrícia Giusti, e o coordenador de Extensão, professor Renato Della Vechia
9h45min - Exibição do documentário Candiota Natural e conversa com os integrantes do projeto Rastro Selvagem
10h35min - Apresentação da política de extensão da Universidade e debate com o filme – Prof. Renato Della Vechia
12h - Almoço
13h30min - Apresentação dos projetos de extensão em execução
16h - Hora da interação – Rodas de conversa com questões direcionadas
17h - Resultado da interação entre os grupos – Café da tarde – Atividade Cultural - Encerramento
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?