Um dos momentos mais esperados nas comemorações dos 50 anos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) inicia nesta segunda-feira (28). O XIV Congresso de Medicina está sendo organizado pela Associação Turma Médica 2014 e receberá egressos da Instituição de renome internacional.
Com o tema Resgatando 50 anos de História, o Congresso, além de divulgar conhecimentos atualizados da área médica, será uma oportunidade de confraternização entre quem ajudou a construir a história do curso de Medicina e quem dará continuidade a ela.
Nomes como o do professor e pediatra Fernando Barros - que iniciou o estudo de Coorte em Pelotas -, médico Baldur Oscar Schubert (representante da Organização Ibero-Americana de Seguridade Social) e médico Ricardo Halpern, doutor em Medicina na área de Pediatria, estão confirmados.
Também deverão ser disputadas as palestras dos médicos Sérgio Moreira Espinosa - responsável pelo setor de Gravidez de Alto Risco e Medicina Fetal do Hospital Nossa Senhora da Conceição -, Evelise de Oliveira Silveira (doutoranda em Geriatria e assessora científica do Spa Kurotel), Leonardo Aguiar (que apresentou método chamado Co-Criação para a NASA) e Gustavo Isolan (neurocirurgião com ênfase na área de cirurgia da base do crânio e tumores cerebrais).
Além das 17 palestras, o Congresso terá espaço para a apresentação de 123 trabalhos acadêmicos e oferecerá três minicursos de diferentes temas. Segundo a professora coordenadora do Congresso, Luiza Helena Novaes, evento já recebeu 350 inscrições, capacidade máxima do Auditório Dom Antônio Zattera. “Interessados podem aderir a uma lista de espera que será utilizada em casos de desistência”, explica.
Cada dia do evento será destinado a uma especialidade médica com temas voltados à Saúde Coletiva, Pediatria, Clínica Geral, Ginecologia e Obstetrícia e Cirurgia Geral. Mais informações sobre o Congresso, assim como a programação completa estão disponíveis no
site oficial do evento.