A dificuldade esperada em Teutônia ocorreu. A pressão foi exercida fora e dentro da quadra. Um bom público compareceu ao Ginásio da Água para apoiar a Associação Teutoniense de Futsal (ASTF), equipe que foi dura na marcação e nas disputas de bola. Já as meninas, venceram a UCS, em Caxias do Sul, por 3 x 2.
O primeiro tempo foi marcado por equilíbrio, contudo o time de Teutônia foi mais efetivo nas conclusões e, inclusive, obrigou o goleiro Júnior, da Católica, a realizar boas defesas. E foi em um lance protagonizado por Vanderlei, em descuido de marcação da UCPel, que a ASTF abriu o placar do jogo.
As ações se arrastaram na etapa inicial com forte marcação e mais lucidez do time da casa. Raras foram as oportunidades que a UCPel levou perigo ao gol adversário. Mas, muitas foram as reclamações por parte da equipe pelotense quanto à atuação da arbitragem, que foi omissa em muitos lances, inclusive em uma jogada em que Diegão foi atingido com uma cotovelada no rosto, o que provocou um corte no supercílio. O primeiro tempo do jogo terminou com a ASTF na frente, por 1 a 0.
Na etapa final da partida, a UCPel despertou para o jogo. Voltou melhor e com uma postura mais ofensiva. Em um lance de bola trabalhada, Sérgio fuzilou para o fundo da rede o empate para o time de Betinho. Porém, já na saída de bola, a ASTF, com Vanderlei, fez o goleiro Júnior realizar um grande defesa. Mas, se não foi nesse lance, foi em um erro da Católica que surgiu o segundo da equipe de Teutônia. Um recuo indevido para o goleiro Júnior resultou em uma marcação de falta. Na cobrança, Vitor marcou o segundo para o time da casa: ASTF 2, UCPel 1.
A Católica sentiu e Júnior se tornou a grande figura do jogo. O goleiro pelotense definitivamente parou as jogadas de perigo da ASTF. O técnico Betinho passou, então, a utilizar Júnior Timm como goleiro-linha. A UCPel tomou conta do jogo e quem apareceu foi o goleiro da ASTF, Daltro, com duas belíssimas defesas.
Todavia, apesar do crescimento os comandados de Betinho não conseguiam chegar ao empate. Foi então que aconteceu mais um erro de passe da Católica. Restavam vinte segundos para o fim do jogo quando o experiente Peixe aproveitou a falha e botou na rede o terceiro da ASTF. Placar final: ASTF 3, UCPel 1. “Encontramos um ambiente com muita rivalidade, mas foi uma grande partida. Vamos recuperar e ainda ‘vamos para as cabeças’. Eles ganharam hoje, coisas do jogo” disse o fixo e capitão da UCPel, Diegão. “Só queria deixar o meu protesto quanto à arbitragem, que deixou bater demais, não foi tendenciosa, mas se omitiu em muitos momentos”, completou o técnico da Católica, Betinho.
A UCPel volta a jogar no próximo sábado, em Pelotas, no DC Eventos, quando vai receber a AABB, de Caxias do Sul.
Estadual Série Prata
Quem: ASTF 3 x 1 UCPel
Onde: Ginásio da Água, em Teutônia
Gols: ASTF – Vanderlei, Vitor, Peixe. UCPel – Sérgio
Feminino
Embalada pela vitória contra a ACBF, a equipe feminina de futsal da Católica foi a Caxias enfrentar a UCS. E se deu bem: venceu a equipe caxiense por 3 a 2, com gols marcados para a UCPel por Joana, duas vezes, e por Gabi, uma. O compromisso seguinte do Estadual vai ser no próximo sábado em Pelotas, no DC Eventos, contra a Escola Santa Catarina, de Caxias do Sul.