Na manhã desta terça-feira, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) voltou seus olhos para o futuro, sem esquecer das glórias conquistadas até aqui. Em uma cerimônia interna, mas marcada pela tradição e pelas conquistas, o reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior foi reconduzido ao cargo para o quadriênio 2026–2029, reafirmando a confiança de uma comunidade acadêmica que reconhece na continuidade um caminho para o fortalecimento.
Ao seu lado, também foram reconduzidas as pró-reitoras Magda Westermann (Administrativa) e Moema Chatkin (Acadêmica). Esta atuação conjunta reforça o trabalho construído ao longo dos últimos anos.
A primeira atividade da manhã de celebrações foi a missa em homenagem ao reitor, conduzida pelo Arcebispo Metropolitano de Pelotas e Chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann. Em sua homilia, Dom Jacinto destacou o livro da sabedoria como um guia para o desenvolvimento da UCPel enquanto espaço de pensamento e desenvolvimento de ideias.
“Pedimos a Deus a sabedoria para continuar discernindo o que é bom e o que é necessário à nossa Universidade. Que juntos possamos celebrar a grandeza do Senhor e as obras criadas por Ele”, destacou.
Após a celebração, o Espaço Lounge recebeu o prefeito de Pelotas, Fernando Marroni, coordenadores de curso, conselheiros, lideranças e gestores da UCPel e representantes da imprensa para um momento solene que marcou oficialmente o início de um novo ciclo. O ambiente, criado para ser um espaço de encontros, refletiu o espírito de continuidade que permeou toda a manhã: o reconhecimento do que foi construído e a disposição para seguir avançando.
Em sua manifestação, o reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior ressaltou que os próximos anos exigirão sensibilidade, inovação e responsabilidade compartilhada. A partir do Livro de Neemias, do Antigo Testamento da Bíblia, Bachettini introduziu seu discurso: “‘Suas mãos se cansarão do trabalho e jamais será terminado'. No entanto, dava-se o contrário: eu fortalecia minhas mãos!’”, iniciou.
“Nestes 14 anos de trabalho, vivemos todas as etapas de um plano. Da preparação da terra à colheita. Com coragem e compromisso, enfrentamos muitos desafios e saímos vitoriosos. Hoje nós temos a instituição como nota máxima, a Medicina e mais 15 cursos com avaliação máxima do MEC, 12 cursos com nota quatro, nova estrutura acadêmico-administrativa, o novo Campus da Saúde, o HSIm, mais de 1,1 milhão de atendimentos realizados pelo SUS em 2025, o reconhecimento ONA ao Hospital [Universitário São Francisco de Paula], novos cursos de graduação e pós-graduação… mas o mais bonito: a exuberância da extensão. A UCPel segue com um impacto enorme na vida dos cidadãos de Pelotas e da Zona Sul”, destacou o reitor, emocionado.
Após o discurso, as pró-reitoras assinaram o termo de posse e o chanceler da UCPel colocou a pelerine branca no reitor, representando a sabedoria de todas as áreas do conhecimento.
Marroni entende que a escolha de Bachettini, por Dom Jacinto e pela comunidade acadêmica, reflete o espírito de esperança e continuidade a um trabalho de excelência, compromisso e dedicação ao trabalho desenvolvido.
“A cidade de Pelotas tem muito orgulho da UCPel. Não só pelo que ela representa em termos de ensino, mas também pela extensão. Por todas as realizações, em nome de Pelotas, quero cumprimentá-lo, reitor, e desejar uma profícua gestão”, celebrou o prefeito, que é egresso da UCPel.
José Carlos Pereira Bachettini Júnior, reitor mais longevo da história da UCPel, deixou como importantes legados a nota máxima (5) atribuída pelo Ministério da Educação (MEC) no recredenciamento institucional, além do conceito de excelência alcançado por outros 16 cursos de graduação da Universidade, incluindo Medicina, reconhecida entre as melhores do país.
Também se destacam, nesse período, os avanços na recuperação fiscal da UCPel, que resultaram em patrimônio líquido positivo, a criação de novos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, bem como a implantação da metodologia de simulação nos cursos da área da saúde. Essa iniciativa teve início com o Laboratório de Simulação (SimLab) e foi recentemente ampliada com a inauguração do Hospital de Simulação (HSim).
Outro ponto relevante da gestão foi o protagonismo da Universidade em projetos de extensão. Iniciativas como Direito na Rua, Médicos na Rua, o atendimento jurídico a imigrantes e refugiados, os atendimentos psicológicos gratuitos e os projetos de regularização fundiária evidenciam o compromisso comunitário e os valores de solidariedade, marcas históricas da Universidade Católica de Pelotas.
Redação: Lucas Pereira
Fotos: Bruno Bohm