Acadêmicos do segundo semestre do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) acolheram os calouros da graduação de forma diferente. Além do trote solidário, que normalmente ocorre na graduação, calouros e veteranos se integraram num ciclo de palestras. Os temas debatidos foram “DST [Doenças Sexualmente Transmissíveis] e Drogas”, com o palestrante Maiquel Fouchy; “Cuidados no trânsito”, com os agentes de trânsito, Marcus Leitzke e Átila Silveira; e “Nutrição e lazer”, com a enfermeira Alessandra Sartori e as psicólogas Mariane Lopes, Luana Barbosa e Fernanda Mattos.
A iniciativa surgiu dos próprios acadêmicos e foi organizada desde o início do semestre pelos alunos Maurício Giusti, Adriel Jara, Vinícius Garcia e Fábio Fouchy, em parceria com a coordenação do curso. A ideia é sugerir novas formas de recepção aos novos alunos. “Defendemos a mudança do ‘trote-sujeira’ e tentamos quebrar essa questão”, destacou Giusti.
Para a coordenadora da graduação, professora Patrícia Giusti, o mais pertinente é trabalhar a questão da saúde entre os alunos. “A iniciativa é importante, pois no dia a dia eles estão expostos a patologias com drogas e trânsito”, destacou.
Questões como beber e dirigir no retorno de festas e dirigir sem carteira de habilitação foram abordadas pelos agentes de trânsito. Já as psicólogas e a enfermeira, trataram sobre mudanças ao ingressar na Universidade, como pressão psicológica, questões familiares, organização do tempo, conciliação entre as atividades de recreação e lazer e o ingresso na área da pesquisa.
Os calouros aprovaram a acolhida e pretendem realizar o mesmo no próximo semestre. “Gostei do trote solidário e já tinha ideia de como seria, pois tenho amigo que faz o curso. São muito bons esses tipos de palestra”, comentou o acadêmico do primeiro semestre, Lucas Giacomelli Pichetti, 18.
“Essa atividade vem ao encontro da proposta do Ministério da Educação para os cursos da área da Saúde: não ficar só dentro da profissão, mas englobar toda a área”, destacou a coordenadora.
O ciclo ocorreu na manhã de terça-feira (29), no auditório do Campus Dr. Franklin Olivé Leite.