/ Notícias / Um Ponto de Cultura com a cara da UCPel
Um Ponto de Cultura com a cara da UCPel
03.10.2013 | 10:53 | #institucional
Um Ponto de Cultura com a cara da UCPel
Nesta quarta-feira (2), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizou mais um evento que reafirma o seu compromisso com a valorização da cultura. A reinauguração do Laboratório de Acervo Digital (LAD) junta-se a uma série de ações desenvolvidas neste ano de 2013, cuja prática cotidiana está focada no resgate da memória e na promoção do saber. Localizado na entrada do Campus I (pela Rua Dom Pedro II), o novo espaço mantido pela UCPel passa a contar com duas exposições permanentes e, também, abriga o Centro de Pesquisa e Documentação Nelson Nobre Magalhães (CPDOc). 

Consolidado como importante centro de pesquisa e extensão, o LAD possui sob sua responsabilidade a Rede de Pontos de Cultura. O projeto, vinculado ao Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MinC), possui caráter multidisciplinar e faz parte da política nacional de viabilização do acesso à cultura, com ênfase nas manifestações culturais locais.

A coordenadora do Ponto de Cultura da UCPel, professora Fabiane Marroni, lembra que, quando o assunto é cultura, geralmente as pessoas associam à viabilidade dos projetos à necessidade de  muito dinheiro, mas, desmistificando esta suposição, aponta outras questões como fundamentais. “É preciso bom senso e vontade de fazer as coisas acontecerem. Estar disposto a abraçar as comunidades e lutar junto para transformar as iniciativas em realidade”, ressalta. 

No coração da UCPel

Nesse novo momento do LAD, os materiais do Projeto Pelotas Memória, de Nelson Magalhães, juntam-se às obras do artista gráfico Renato Canini e ficam permanentemente à disposição do público para visitação. Segundo o companheiro de jornada de Fabiane e também coordenador do projeto, professor Daniel Botelho, a nova localização facilitará o conhecimento do material disponibilizado. “Estar em um espaço nobre da Universidade facilita a aproximação da comunidade com o nosso acervo digital”, enfatiza. Presente na cerimônia de reinauguração do Ponto de Cultura, o reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, fez questão de salientar o quanto é importante que o Ponto de Cultura esteja situado em um dos espaços de maior movimento de alunos, professores e visitantes da Instituição. “Estamos trazendo o Ponto de Cultura para o coração da Universidade e dando uma visibilidade merecedora a esse belo trabalho”. 

Presença ilustre

Mesmo sendo considerado um dos cartunistas mais importantes do país, com trabalho de referência na adaptação do personagem Zé Carioca à cultura brasileira, Canini agradeceu humildemente à homenagem e fez questão de repassar os elogios aos educadores. “Agradeço os aplausos, mas devemos render homenagens aos verdadeiros heróis de projetos como esse, que são os professores”, disse. 

Para completar, ele ressaltou a parceria que lhe motiva a seguir fazendo da arte a sua vida. "A ideia da exposição não foi minha. Não teria coragem de me expor. Então, agradeço a cada um dos responsáveis pelo Ponto de Cultura e, principalmente, a minha esposa coruja, Maria de Lurdes, que sempre me deu forças para seguir essa caminhada”. 

Ano da cultura

O evento contou com uma grande presença de público, que, além de conhecer o novo espaço que abriga o LAD, pôde estar em contato direto com Canini e levar para casa alguma de suas produções autografadas. Uma banca, viabilizada pela Livraria Vanguarda, disponibilizou o contato com o material do artista. Desde o início do ano, a livraria fechou uma parceria com a UCPel, facilitando o acesso da comunidade acadêmica às mais variadas peças literárias. A iniciativa contribuiu para o crescimento na distribuição das obras da Editora EDUCAT, com pontos de venda de conteúdo técnico produzido pela Editora da UCPel em lojas como a do Shopping Pelotas e, também, na filial da Vanguarda em Rio Grande.

As ações da Universidade demonstram que, para ser agente da inovação social e cultural, é necessário ter vocação histórica. Competência que a Instituição tem comprovado no dia a dia. O novo laboratório de informática, com 40 novas máquinas, e a remodelação da Biblioteca do Campus I, que colocou em prática um novo conceito estético e ofereceu um patamar de conforto adequado às necessidades da comunidade acadêmica, são provas de que, definitivamente, 2013 é o ano da Cultura na UCPel.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?