Morreu de causas naturais, nesta sexta (26), em Pelotas, o advogado e político Carlos Alberto Chiarelli, aos 85 anos. Natural de Pelotas, Chiarelli teve uma trajetória de destaque como advogado, político e, principalmente, como uma das figuras centrais na história da nossa instituição.
Carlos Alberto Chiarelli foi vice-reitor do Desenvolvimento da UCPel, na década de 70, período durante o qual contribuiu significativamente para o crescimento acadêmico e administrativo da universidade. Sua dedicação à educação é um dos seus legados. Por este motivo, assumiu, entre 1990 e 1991, o Ministério da Educação. Desempenhou, também, importantes papéis na política nacional, tendo sido Senador da República, de 1983 a 1991, e Deputado Federal, de 1979 a 1983.
Em sua passagem pela UCPel, Carlos Alberto Chiarelli sempre esteve à frente de iniciativas que buscavam a excelência no ensino superior e o desenvolvimento da cidade e da região. Sua visão estratégica, aliada à sua ética e paixão pela educação, fez dele um grande defensor da instituição e da formação de cidadãos comprometidos com o bem comum.
Carlos Alberto deixa dois filhos, entre eles o professor do Curso de Direito da UCPel, Matteo Chiarelli.
As cerimônias de despedidas iniciam a partir das 16h desta sexta-feira, 26 de dezembro, na sala 1 do Memorial Pelotas Cemitério Parque - avenida Eliseu Maciel, 3003, Capão do Leão. O sepultamento ocorrerá dia 27, às 9h.
O reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, lamentou a morte: “Carlos Alberto Chiarelli foi uma liderança visionária e um grande defensor da educação como instrumento de transformação social. Sua contribuição à história da UCPel permanece viva no desenvolvimento da nossa instituição e na formação de tantas gerações. Recebemos com pesar a notícia de sua partida e prestamos nossa solidariedade à família e amigos neste momento de dor", finalizou.