/ Notícias / Último dia de seminário aborda assuntos diversos
Último dia de seminário aborda assuntos diversos
15.10.2010 | 20:06
Último dia de seminário aborda assuntos diversos

Encerrado nesta quinta-feira (14), o Seminário de Enfermagem sobre Urgência e Emergência, realizado na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), abordou temas que variaram de infarto e parada cardiorrespiratória a identificação de animais peçonhentos. O evento foi uma realização da Delta Cursos & Palestras e contou com a presença de mais de 130 estudantes, técnicos e enfermeiros, no auditório Dom Antônio Zattera.

A enfermeira Danusa Severo, que palestrou sobre infarto, destacou que o tema é bastante importante já que, segundo pesquisas, de 2000 a 2009, as internações em hospitais públicos pela ocorrência subiram 70% e o número de mortes aumentou 25%. “No caso de um paciente com sintomas de infarto, a função do enfermeiro é agilizar o atendimento e realizar um eletrocardiograma em menos de 10 minutos”, disse.

Já o biólogo Fabrício da Silva fez uma crítica às pessoas que enxergam os animais peçonhentos como “vilões” e mostrou tratamentos e remédios feitos à base do veneno produzido por eles. “Animais peçonhentos podem injetar toxina, mas são diferentes de animais venenosos, que possuem toxina, mas não podem aplicá-la no corpo de outro animal”, explicou. “Profissionais que não estiverem preparados para lidar com picadas de animais peçonhentos vão acabar perdendo lugar no mercado, já que o número de animais aumenta e eles atuam cada vez mais por causa do aquecimento e da urbanização”.

Para a estudante de Enfermagem da Católica, Camila Vitola, a palestra sobre afogamento e choque, que ocorreu no primeiro dia, foi a que mais chamou atenção. “O palestrante era muito bom, interagiu mais conosco. Para a enfermagem, é preciso mostrar a prática dos acidentes”, opinou.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?