Além de reunir profissionais de renome internacional e possibilitar a atualização dos conhecimentos desenvolvidos na área médica, o XIV Congresso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) reserva uma experiência inovadora para a última noite de palestras.
Na sexta-feira (1°), ao tratar dos avanços da neurocirurgia, o médico Gustavo Isolan irá se valer de tecnologia 3D para discorrer sobre o tema Curva de aprendizado em Medicina: o exemplo da neurocirurgia. O uso da metodologia, que marca mais um importante capítulo da história do curso de Medicina, está sendo proporcionado pela comissão organizadora do evento, que é promovido pela Associação Turma Médica 2014.
Fazendo história
De acordo com a professora coordenadora do evento, Luiza Helena Vinholes Siqueira Novaes, a tecnologia 3D apresenta uma série de vantagens em relação ao método de apresentação convencional (2D). “Produzindo uma sensação real de profundidade em relação às estruturas apresentadas, os participantes poderão visualizar as imagens por diversos ângulos”, ressalta.
O entusiasmo em relação à experiência é compartilhado pela coordenadora do curso de Medicina, professora Vanessa Collete. A docente da UCPel lembra que o uso da tecnologia é especialmente útil para aulas de anatomia, fisiologia, cirurgia e em todas aquelas onde existam estruturas em diferentes planos.
“Para acompanhar a apresentação, todos os congressistas receberão óculos 3D de luz polarizada”, explica Luiza. Ela lembra, ainda, que a tecnologia utilizada no Congresso será a mesma dos filmes 3D da Universal Studios.
Noite da Pediatria
O segundo dia do XIV Congresso de Medicina teve uma ótima presença de participantes e contou com um público muito qualificado. Na primeira palestra da noite, a egressa da UCPel, médica Jaqueline Teixeira Caldas, falou sobre as atualizações em alergia à proteína do leite de vaca.
Dando sequência ao encontro, o vice-presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Marcelo Porto, colocou em discussão outro tema de fundamental importância: o manejo materno de mães Estreptococo B positivo. “Esse encontro é fantástico. Não só por marcar os 50 anos dessa Universidade tão importante em nosso Estado, mas por reunir profissionais em formação e contribuir para despertar o interesse deles nas mais variadas áreas da Medicina” ressalta Porto.
Para fechar o dia, de forma descontraída, o médico Ricardo Halpern fez com que os participantes não percebessem o tempo passar. Esteve sob sua responsabilidade a discussão sobre os métodos de tratamento para o transtorno do espectro autista.
Confira, abaixo, a programação para os próximos dias.
30 de outubro – QUARTA-FEIRA
Especialidade: Clínica Geral
15h30min: Minicursos de Eletrocardiograma, com Dr. Cristiano Cardoso e Dr. Cristiano Dietrich - inscrições realizadas separadamente
19h00 – 19h40m: Ser médico é ter garantia de saúde?
Dra. Evelise de Oliveira Silveira
19h40m – 20h20m: Microscopia eletrônica de varredura em dermatologia
Prof. Dr. Hiram Larangeira
20h20m – 20h40m: coffee-break
20h40m –21h10m: Atualizações no tratamento do infarto agudo do miocárdio e angina pectoris
Dr. Cristiano Cardoso
21h10m – 21h40m - Atualizações em fibrilação atrial
Dr. Cristiano Dietrich
31 de outubro – QUINTA-FEIRA
Especialidade: Ginecologia e Obstetrícia
19h00 – 19h40m: Transmissão transplacentária do HPV
Dr. Renato Luis Rombaldi
19h40m – 20h20m: Considerações sobre a detecção precoce do câncer de mama
Dr. Hilton Koch
20h20m – 20h40m: coffee-break
20h40m – 21h20m: Medicina Fetal: abordagem evolutiva da vitalidade.
Dr. Sérgio Moreira Espinosa
1º de novembro – SEXTA-FEIRA
Especialidade: Cirurgia Geral
15h30min: Minicurso de Sutura, com Dr. Leonardo Aguiar - inscrições realizadas separadamente
19h00 – 19h40m: Cirurgia bariátrica e metabólica: estado atual
Prof. Dr. Félix Insaurriaga
19h40m – 20h20m: Qual a relação entre a NASA, o Google e a UCPel? Redefinindo a medicina do futuro
Dr. Leonardo Aguiar.
20h20m – 21h00m: Curva de aprendizado em Medicina: o exemplo da neurocirurgia
Dr. Gustavo Isolan
21h00m – 21h40m: Fronteiras da Neurocirurgia
Dr. Antônio Ribas