No dia 24, os professores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participam da eleição para a representação docente do Conselho Universitário. O pleito será realizado das 9h às 21h, exclusivamente pelo Sistema de Apoio UCPel (SAPU).
Os critérios para a eleição, previstos em concordância com Estatuto da Universidade, estipulam que será eleito um representante docente de cada Centro e um pelos Institutos Superiores da UCPel, cada qual eleito por seus pares. Todos os professores lotados nos respectivos Centros e Institutos são considerados aptos a votar e todos os do Quadro de Carreira do Pessoal Docente da Universidade poderão ser votados.
Da mesma forma, também serão eleitos representantes dos coordenadores de curso - um de cada Centro e um pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, cada qual eleito por seus pares. Todos os coordenadores são considerados aptos a votar e ser votados.
A comissão coordenadora do processo eleitoral é composta pelos professores Pedro Orestes Sorondo (presidente), Rubens Bellora e Ezequiel Insaurriaga Megiato.
A eleição é para um mandato de dois anos. O SAPU fornecerá o resultado assim que a votação for encerrada.
Representação
O Conselho Universitário é órgão de natureza deliberativa de última instância na condução da política e da administração ordinária da Universidade e na supervisão e coordenação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, respeitada a competência do Chanceler e do Conselho Superior.