A partida entre UCPel e Afusca de Cachoerinha, no sábado (09), começou muito disputada, com as duas equipes de melhor campanha da chave 01 do Estadual Série Prata. Porém, com uma grande diferença entre os times: o número de jogadores à disposição. A Católica tinha apenas dois, um para o gol e outro para a linha; enquanto o adversário possuía um banco completo com sete jogadores, um goleiro e seis para atuarem nas demais posições.
O time da região metropolitana surpreendeu logo aos doze segundos de jogo. Em jogada rápida, Tatu dominou e mandou para a rede o primeiro gol da noite. A UCPel reagiu e foi para cima do adversário. Quando restavam praticamente dezoito minutos para o fim do primeiro tempo, o jovem Sabugo, em meio aos marcadores, dominou na área e botou para a rede o empate da equipe pelotense. Um minuto depois, Pedrinho recebeu a bola e chutou forte. Sabugo, de novo, desviou do goleiro Miojo, e virou o placar em favor da Católica. Placar: 2 a 1.
O restante da etapa inicial foi marcada por boas defesas do goleiro Júnior e oportunidades desperdiçadas pela UCPel, inclusive com duas bolas na trave. Os comandados de Betinho administraram bem, por isso terminaram com vantagem no placar, apesar do enorme cansaço pela insuficiência de atletas para substituição.
Mas, já no intervalo, houve um prenúncio de Betinho. “Vai ser difícil suportar o placar, uma pela qualidade do adversário e outra pelo desgaste físico dos nossos jogadores, o que vai se acentuar”, disse o técnico da UCPel.
Apesar das adversidades, a Católica conseguiu suportar a Afusca até a metade do segundo tempo. O goleiro Júnior novamente aparecia com boas defesas para evitar o gol de empate do adversário e, mesmo assim, a UCPel ainda conseguia criar oportunidades para tentar ampliar.
Betinho utilizou os tempos técnicos muito mais para descansar e dar fôlego a equipe do que propriamente para orientar. Era um momento muito desigual no jogo. Apenas um jogador da UCPel alternava na quadra.
Exatamente aos dez minutos do segundo tempo, em saída errada da UCPel, Edson recebeu pela direita na quadra de ataque e chutou forte para decretar a igualdade no placar: 2 a 2.
Logo depois, a Católica ainda conseguiu um lance incrível de Diegão, que chutou muito forte e a bola bateu nas duas traves, mas não entrou. Quando restavam pouco mais de três minutos para o fim, em nova saída errada da UCPel, Chico Branco empurrou para o fundo a rede, fazendo a virada da Afusca.
Após o gol, Betinho passou a utilizar Júnior Timm como goleiro-linha e a UCPel até criou duas oportunidades para tentar o empate, mas não aconteceu. Em um erro na quadra de ataque da Católica, Baltazar aproveitou o gol vazio e fez o quarto e definitivo gol para a Afusca de Cachoeirinha. Placar final: UCPel 2, Afusca 4.
“Tenho que parabenizar todo o grupo pela doação no jogo. Tinha tudo para o adversário vencer com facilidade por todas as dificuldades que possuíamos, mas não ocorreu pela dedicação dos nossos atletas. Honramos o nome de nossa Instituição”, disse Betinho.
O próximo jogo da Católica será somente no dia 30 de julho contra o Corintians/Paladino de Alvorada, no Ginásio do DC Eventos. A equipe pelotense está classificada e continua na vice-liderança da chave 01 com vinte pontos, só que, agora, quatro atrás da Afusca, que permanece na primeira colocação.
UCPel 2 X 4 Afusca
Local: Ginásio do DC Eventos, em Pelotas.
UCPel – Júnior, Diegão, Pedrinho, Júnior Timm e Sabugo. Entrou Jonas. Técnico: Betinho.
Afusca – Miojo, Chico Branco, Linguiça, Tatu e Edson. Ainda participaram Vefo, Sig, Baltazar e Edson. Técnico: Gustavo Remus.
Gols – Sabugo (02) para a UCPel, Chico Branco, Tatu, Edson e Baltazar para a Afusca.
Árbitro 1 – Telmo Teixeira
Árbitro 2 – Mauro César Silveira
Anotador – Wendel de Souza
Cronometrista – Willian Roloff