A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu, nesta sexta-feira (09), no Espaço Multiuso do Campus II, workshop que debateu a Judicialização da Saúde. O evento teve como objetivo formar redes de cooperação em saúde do Rio Grande do Sul, prevenir ações judiciais e evitar o agravamento da crise financeira do estado e dos municípios gaúchos.
Além de Pelotas, outras cidades do estado já receberam ou irão receber os encontros, que são destinados a gestores públicos, farmacêuticos e enfermeiros. De acordo com dados publicados no site da Famurs, no Rio Grande do Sul a criação do Comitê Estadual de Saúde do Tribunal de Justiça resultou na redução de aproximadamente 30 mil ações judiciais relacionadas a pedidos de medicamentos e tratamentos de saúde.
Foram responsáveis pela realização do workshop a Famurs, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça, Ministério Público (federal e estadual), Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil e a Secretaria de Saúde do estado.
Com informações da Famurs