A acolhida aos alunos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no segundo semestre foi marcada pela inauguração de novos espaços nesta segunda-feira (25). Agora, a UCPel conta com duas novas áreas de convivência no saguão do Campus I. A volta às aulas coincidiu ainda com os 49 anos da Rádio Universidade, cuja comemoração teve a prestação de serviços como principal atrativo (clique na imagem e veja a galeria de fotos).
Desde cedo, alunos se depararam com surpresas ao ingressar na Universidade. O local da antiga agência bancária foi completamente repaginado e transformado no Lounge da UCPel. Com conceito contemporâneo e criativo, o espaço foi pensado para momentos de conversa, relaxamento e estudos. Para familiares de acadêmicos, inclusive, como os que aguardaram no espaço a saída da estudante de Odontologia Lizzyene Alte. Rosemeri Alte, mãe da jovem, aprovou a novidade: “Agora podemos esperar num espaço aconchegante”.
Outra novidade à disposição da comunidade acadêmica inaugurada nesta segunda-feira foi o espaço de convivência situado na entrada do Restaurante Universitário. Equipada com mesas e cadeiras e pensada para ser multiuso, a área atraiu colegas que, em rodas e nas mesas, se reuniram entre uma atividade e outra.
Segundo o reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior, espaços como esses são necessários em uma universidade. “O nosso objetivo é que os alunos tenham vontade de ficar aqui dentro. Não vamos parar por aqui e vamos trazer ainda mais novidades. Queremos que os alunos se apropriem dos espaços universitários, e não só os de convivência”, afirma.
O dia de novidades contou ainda com a apresentação do cartão de benefícios Sou UCPel, direcionado a estudantes, professores e funcionários da instituição, da Rádio Universidade e do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). O passaporte proporcionará descontos de até 50% em mais de 30 parceiros conveniados. Aproximadamente 7 mil pessoas serão beneficiadas com o cartão, que será entregue gratuitamente na segunda quinzena de agosto, em posto exclusivo que será instalado no Campus I.
Para lançar o Sou UCPel, houve a entrega simbólica do cartão aos acadêmicos, representados pelo presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Querton Costa. Ele recebeu o cartão das diretoras dos centros de Ciências Sociais e Tecnológicas, Ana Claudia Lucas, e de Ciências da Saúde, Moema Chatkin, que representando os docentes e funcionários receberam a novidade das mãos dos pró-reitores Acadêmico e Administrativo, Patricia Giusti e Eduardo dos Santos, respectivamente. O mesmo ocorreu com a gerente executiva da Rádio Universidade, Clarice Becker, que recebeu o cartão em nome dos funcionários da emissora.
A acolhida foi encerrada com música. Os artistas Rubem Aloi e Vano Costa fizeram cover da banda Legião Urbana.
Rádio Universidade
A comemoração do aniversário da Rádio Universidade garantiu programação extensa e diversificada na segundo semestre da UCPel. No espaço externo, ocorreu a Feira Bem da Terra, agentes de trânsito deram orientações sobre o tema e consultoras da empresa de cosméticos Natura estavam presentes para fazer maquiagem e dar dicas de beleza. Já dentro do saguão, parceiras do evento, como a Casarin Basic, o Laboratório União e a G3 Imobiliária, apresentaram seus produtos e serviços a quem circulou pelo espaço.
Representantes do curso de Direito prestaram informações relacionadas à redução da maioridade penal e criminalização das drogas. O programa UCPel Mais Saudável ofereceu testes de visão através do Projeto Vi-Vendo. Houve também uma exposição fotográfica do projeto Valor à Vida e dois representantes do Grupo Tholl animaram o local.
Pelo HUSFP, enfermeiras realizaram testes para avaliar os níveis de glicose e pressão arterial, além de prestar informações sobre vacinação. Nutricionistas realizaram testes de Índice de Massa Corporal (IMC) e distribuíram folders contendo 10 passos para uma alimentação saudável. A profissional de Farmácia, Priscila Ferraz, expôs informações sobre medicação e automedicação. “A nossa pressa e o ritmo de vida acelerado das pessoas causa a automedicação. Ela é um grande risco à saúde, pois além de dificultar um diagnóstico, podem retardar sintomas, mascarando alguma doença grave”, alerta.
A comemoração da RU teve transmissão especial ao vivo. A gerente executiva da Rádio Universidade, Clarice Becker, contou que a programação foi montada especialmente para a comunidade. “Somos comunitários, tanto a UCPel quanto a RU, que é uma ramificação da Universidade. Por essa visão, no dia de comemoração estamos fazendo o que as instituições fazem diariamente: prestar serviços à comunidade”, afirmou.
Para Clarice, chegar aos 49 anos com uma estrutura pujante é um desafio. “Mantermos por quase meio século uma rádio no ar de maneira ininterrupta é uma grande satisfação. Temos um modelo híbrido, prestamos o jornalismo comunitário, esportivo, informações e tudo isso em envolvimento com a Igreja. Além disso, proporcionamos a inserção de acadêmicos de Comunicação, funcionando como um grande laboratório”, diz.