A Afusca de Cachoeirinha saiu na pressão já nos primeiros minutos do jogo contra a UCPel, no último sábado. Com controle das ações, a equipe de Cachoeirinha, aos três minutos abriu o placar com Lingüiça. A Católica sentiu e teve dificuldades, mas pouco a pouco, conseguiu equilibrar.
Na reta final do primeiro tempo, quando restava pouco mais de um minuto para a conclusão, Júnior Timm chutou e bola tocou na mão do adversário: pênalti. Diegão partiu para a cobrança e empatou o jogo, deixando o placar do primeiro tempo em 1 para a Afusca e 1 para a UCPel.
No segundo tempo, a UCPel conseguiu administrar o adversário até a metade da etapa, mesmo com muitos erros individuais. Mas, quando faltavam nove minutos para o fim, Chico Branco foi derrubado na área. Mais uma cobrança de pênalti. Edson marcou o segundo da Afusca.
A Católica se perturbou e, em um lance de desatenção, dois minutos depois, Chico Branco, em uma jogada pela direita, rolou para Lingüiça, que marcou o terceiro da Afusca, o segundo dele na partida.
E não parou por aí. Daniel, da UCPel, saiu jogando errado, e Lingüiça marcou o quarto do time de Cachoeirinha, o terceiro de sua autoria no jogo. Na seqüência, veio o quinto da Afusca, em um bonito lance de Edson, por cobertura na saída de Júnior.
Logo em seguida Baltazar foi expulso. A UCPel aproveitou a vantagem numérica e, em jogada de Pedrinho, Sérgio descontou: Afusca 5 a 2. Para encerrar, mais um erro da Católica: Júnior Timm errou em uma cobrança de lateral e deu no pé de Cesinha, que empurrou para a rede o sexto gol do adversário pelotense e decretou o placar final de Afusca 6, UCPel 2.
“Tivemos o jogo equilibrado até o momento que faltavam sete minutos para terminar, quando o pênalti foi marcado para a Afusca. Lance, na minha opinião, duvidoso, mas que desestabilizou o nosso time. E, somado ao desgaste físico do grupo, em virtude do grande número de lesões e a qualidade do adversário, foi fundamental para decretar a derrota” disse o técnico da UCPel, Betinho.
A UCPel volta a jogar pelo Estadual de Futsal Série Prata somente no dia 28 de maio, contra o Corintians, em Alvorada.