Iniciou nesta segunda-feira (18), a visita da acadêmica do curso de Enfermagem Andreza Legramanti Gomes pelas instalações da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Andreza, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), é uma das alunas que integram o Projeto de Intercâmbio Comunitário, proporcionado pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Durante esta semana, estudantes da Católica também conhecerão as demais universidades participantes do projeto.
As atividades especiais serão realizadas até 22 de outubro entre as instituições participantes do programa – Univates (Lajeado), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Unisc e UCPel. A oportunidade foi oferecida para os alunos das áreas de Comunicação Social e de Saúde que já concluíram, pelo menos, metade das disciplinas de seu curso.
Andreza cursa o sexto semestre da graduação e está só no começo da semana, mas disse acreditar que a experiência será bem interessante. “Estou bem ansiosa. Vou levar bastante sugestões e um olhar diferente da nossa realidade. As trocas de experiências vão ser muito legais”, opinou a estudante. Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Luciene Primo, que tem acompanhado Andreza pela Universidade, a oportunidade permite que se discutam novas formas de atuação para situações cotidianas vivenciadas na academia. “Cada um acha uma alternativa para enfrentar o mesmo problema”, declarou.
O objetivo é possibilitar aos estudantes da graduação a troca, ampliação e aquisição de conhecimentos como diferencial à formação acadêmica, por intermédio da realização de atividades e a vivência em uma universidade comunitária membro do Comung. Os participantes recebem alojamento da universidade visitada e podem aproveitar a atividade como horas complementares no seu currículo.
Luciene disse considerar muito interessante se fosse possível cada aluno fazer ao menos um intercâmbio durante o curso. “O aluno também tem que buscar e correr atrás para fazer a diferença. Isso nos dará um olhar mais crítico”, concluiu Andreza.