A equipe multidisciplinar de cuidados paliativos tem uma missão de valor inestimável: garantir que o doente tenha vida até a morte. A qualificação de todos os profissionais envolvidos no processo, incluindo as dimensões histórias, filosóficas, sociodemográficas e espirituais, é a proposta do curso de extensão de Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos, promovido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
O propósito do curso é instrumentalizar profissionais da área da saúde e relacionadas para associar ciência e arte, proporcionando o alívio do sofrimento físico, psíquico, social e espiritual à usuários e família em processo de terminalidade. "A necessidade de profissionais qualificados cresce cada vez mais, porque atualmente aumenta a expectativa de vida", explica a coordenadora do curso, professora Isabel Arrieira. De acordo com ela, os avanços na ciência permitem cura em diversas patologias - com redução da mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias - mas as pessoas seguem sofrendo com as doenças crônico-degenerativas, como câncer.
Podem participar profissionais e alunos das áreas da Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Farmácia e Serviço Social, por exemplo.
O curso ocorre de agosto a dezembro e as aulas serão ministradas presencialmente nas sextas-feiras à noite e, no sábado, na modalidade Educação a Distância, trabalhando casos clínicos relacionados ao que foi estudado no dia anterior.
As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de julho,
neste site. A taxa de inscrição é de R$ 15,00.