/ Notícias / UCPel Notícias renova formato
UCPel Notícias renova formato
22.10.2010 | 18:58
UCPel Notícias renova formato
Ao completar dois anos e meio, o programa de telejornalismo da Universidade Católica de Pelotas, UCPel Notícias, renova mais uma vez.  Agora, ampliando a forma de executar as pautas. As notícias factuais permanecem, mas o jornal ganha um novo núcleo para as reportagens produzidas. De acordo com o coordenador do projeto, jornalista Marcus Spohr, o trabalho iniciou nesta semana e deve ir ao ar a partir de novembro.

Segundo Spohr, a ideia de produzir matérias maiores é uma tendência que ainda não está sendo observada pelas emissoras abertas, mas que não pode ser ignorada por um canal educativo.  "Eu e o professor Antônio Heberlê [coordenador pedagógico da TV], estivemos semana passada em Caxias do Sul, onde participamos de um encontro com outros coordenadores de TVs Universitárias, organizado pelo Consórcio de Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), e, também, com a direção da TV Futura. Lá ficou bem claro, que não basta apenas informar, é preciso contextualizar os fatos, para fazer algo a mais pelo telespectador", destacou. Para Heberlê, reposicionar a forma do fazer jornalístico é um dever das universidades preocupadas com a formação ética. "Precisamos contribuir para o crescimento pessoal e profissional das pessoas, e auxiliar a comunidade para que ela tenha uma programação diferenciada. Não podemos ficar nos factuais, nos registros. Devemos ir além", afirmou o professor.

Neste sentido, a equipe do UCPel Notícias foi dividida em dois grupos. O primeiro vai continuar elaborando as reportagens mais factuais para o jornal e o segundo irá trabalhar com pautas produzidas e poderão ficar até três semanas na elaboração do mesmo assunto.

A primeira pauta do novo formato já está sendo desenvolvida. Ela vai falar sobre a origem do nome Pelotas e deve ser exibida na terceira semana de novembro.

O UCPel Notícias, com duração de 20 minutos, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30min, pelos canais 10 da Viacabo e 15 da NET.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?