Além de um direito, um gesto voluntário e democrático. Assim é a votação na Consulta Popular 2010 que ocorre hoje (23) via internet ou em urnas espalhadas pela cidade. Votando, a população da Zona Sul terá a oportunidade de decidir para onde irão as verbas destinadas pelo governo do estado. Para votar é preciso levar título de eleitor e carteira de identidade e escolher quatro dos projetos contidos na cédula de votação, sendo que apenas dois projetos da mesma área poderão ser contemplados.
O Pronto Socorro de Pelotas concorre com a opção 13 e apóia os projetos 07, Fortalecimento da Segurança Regional e 08, Apoio à Agricultura Familiar. Com a votação, a entidade buscará a melhoria nos equipamentos para qualificar o atendimento à população.
Nos prédios da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), há postos de votação, que estarão abertos até às 21h, e computadores à disposição para o acesso à Consulta Popular. A votação pode ser feita pela página eletrônica
www.consultapopular.rs.gov.br, até as 23h. Segundo a professora Luciana Soares, cerca de 20% de quem circulou pelo saguão do campus I, nesta manhã já votou, mas o número ainda está longe da expectativa. Toda a comunidade é convidada a votar.
Por meio do Processo de Participação Popular, existente no Rio Grande do Sul desde 1998, já foram executadas ações nos 22 municípios, atendendo as áreas da educação, saúde, segurança, agricultura, turismo, ciências e tecnologia, cultura, assistência social, entre outras.