A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) sediou, na terça-feira (12), reunião do grupo integrante do Arranjo Produtivo Local (APL) sobre Complexo Industrial da Saúde. Criado para atender ao edital da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) do Governo do Estado, as ações que vêm sendo desenvolvidas visam agregar empresas, entidades e instituições de ensino e de tecnologias ligados ao setor da saúde para promover o trabalho de forma mais compartilhada.
Como este segmento industrial é prioridade nas estratégias tanto estadual quanto nacional e as empresas localizadas na região de Pelotas respondem por mais de 80% da produção dos materiais médicos hospitalares do Rio Grande do Sul, esse grupo vem se reunindo periodicamente para debater, entre outros temas, o termo de cooperação entre as empresas e instituições, primeiro passo para o início das atividades. Essa integração deverá oportunizar a criação de projetos de pesquisas que resolvam gargalos, tragam inovação e gerem ganhos econômicos.
Na reunião ocorrida na UCPel, além de alinhamento do termo de cooperação entre os participantes, estiveram na pauta temas como a criação de um selo para identificação dos integrantes da APL, a definição de grupos temáticos e seus componentes, indicação para participação em feiras, eventos e oportunidades disponíveis através de editais.
A APL congrega várias empresas (quatro delas líderes no mercado nacional) e instituições conectadas com o desenvolvimento e inovação em Materiais Médico-Hospitalares, Tecnologia da Informação, Biotecnologia, Engenharias e Medicamentos. Dentre as instituições de ensino, além da UCPel também integram o grupo a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Fundação Universidade de Rio Grande (FURG) e o Instituto Federal Sul–Rio-Grandense (IF-Sul).