/ Notícias / UCPel inscreve para pesquisa sobre depressão e transtorno bipolar
UCPel inscreve para pesquisa sobre depressão e transtorno bipolar
29.06.2010 | 16:26
UCPel inscreve para pesquisa sobre depressão e transtorno bipolar

Jovens de 18 a 29 anos de idade que têm diagnóstico ou apenas suspeitam possuir depressão ou transtorno bipolar podem participar de uma pesquisa desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Caso preencham os requisitos necessários para integrar o estudo, os voluntários receberão tratamento gratuito.

A pesquisa pretende investigar qual dos dois modelos de tratamento cognitivo aplicados terá melhor aderência. Cada voluntário participará de um encontro individual por semana, totalizando sete semanas. Além do tratamento gratuito, os participantes selecionados receberão também vale-transporte.

Interessados em participar de avaliação psicológica para provável tratamento terapêutico podem fazer a inscrição no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), localizado na rua Marechal Deodoro, 1.123, de segundas a sextas-feiras, das 8h às 11h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (53) 2128-8328 ou 2128-8404.

Apoio
A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Cinco professores pesquisadores, uma doutoranda, duas mestrandas e dez bolsistas de iniciação científica (alunos de graduação) integram a equipe. A coordenação geral é do professor Ricardo Silva, com a coordenação executiva da doutoranda Karen Jansen.

Conheça alguns sintomas:

Depressão
- Desânimo
- Falta de interesse ou prazer por atividades que gosta de realizar
- Tristeza
- Choro
- Alterações de sono
- Alterações alimentares
- Dificuldades sexuais
- Irritabilidade

Transtorno Bipolar
Alterações de humor entre períodos - de pelo menos uma semana – em que a pessoa sente sintomas de depressão e períodos em que o humor ou afeto estão excessivamente mais altos do que o normal (apresentam, por exemplo, euforia, agitação, criatividade em exagero, fala e pensamento acelerados, menos necessidade de horas de sono).

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?