/ Notícias / UCPel estará presente em evento mundial de Economia Solidária
UCPel estará presente em evento mundial de Economia Solidária
10.07.2013 | 17:26
UCPel estará presente em  evento mundial de Economia Solidária
Quem costuma passar pelo Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), no início de cada mês, pode não ter a dimensão exata da articulação social e do esforço coletivo que são empregados para viabilizar a comercialização justa e solidária dos diversos produtos expostos pelos grupos vinculados à Associação Bem da Terra. A Feira, organizada pelo Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic/UCPel), está ligada a outras instâncias - de níveis microrregional, estadual e nacional – e expressa o resultado de um trabalho coletivo, do qual a Universidade faz parte.

Comungando desses princípios, de 11 a 14 de julho, grupos de economia solidária de diversas localidades, sobretudo de países da América Latina, estarão reunidos em torno de um bem maior: “promover um outro mundo possível”, já que, em suas práticas diárias, “uma outra economia já acontece”. Durante quatro dias, na cidade de Santa Maria, pequenos empreendedores, gestores públicos e entidades de apoio estarão participando das atividades propostas pelo 2° Fórum Social e pela 2ª Feira Mundial de Economia Solidária. 

Com uma proposta semelhante ao Fórum Social Mundial (FSM), esta segunda edição do evento resolveu dividir as atividades em dois momentos complementares. Enquanto a Feira permitirá a comercialização de produtos sustentáveis, possibilitando a relação direta entre produtor e consumidor, em paralelo, o Fórum servirá como espaço de formação e integração entre os diversos empreendimentos constitutivos dessa proposta.   
“Este é um importante momento de articulação entre a Universidade e a sociedade civil organizada”, explica Solaine Gotardo, assessora técnica do Núcleo de Economia Solidária da UCPel. “O papel das instituições de ensino vinculadas à Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (Rede de ITCPs) é, justamente, atuar em ambientes de organização da economia solidária. Não só em espaços de comercialização, mas também de formação”, ressalta. 

Na oportunidade, os núcleos da Rede de ITCPs que estiverem representados no evento terão a oportunidade de se reunir para discutir o fortalecimento das práticas de economia solidária. “A ideia é começar a construir o debate para as discussões que ocorrerão, ao fim do ano, no Encontro da Rede de ITCPs”, destaca a assessora do Nesic. O Fórum e Feira Mundial de Economia Solidária possibilitam esses encontros, pois procuram alinhar agendas em prol da ampliação do modelo de desenvolvimento sustentável e, consequentemente, da promoção da democracia participativa. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?