A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) se reuniram recentemente para tratar da possibilidade de parceria entre as duas instituições. A intenção é ofertar para os adolescentes da unidade cursos de inclusão digital através do Projeto de Apoio à Inclusão Digital e Cidadania (PAIC), programa desenvolvido pela Católica que visa combater o analfabetismo digital e promover a inclusão social de seus participantes.
Conforme o coordenador do PAIC, professor Fábio Raniere Mendes, as atividades deverão ser iniciadas ainda no mês de março, mas antes será organizado um plano de ação para listar propostas de ensino e aprendizagem. A diretora do Centro em Pelotas, Maria Teresa Galvão, destaca que a parceria da UCPel com a Case reforça o papel e o compromisso da Universidade com a sociedade.
Além do coordenador do PAIC e da diretora do Case, participaram do encontro ocorrido no dia 25 de fevereiro os assistentes de direção, Patrícia Orestes Gonçalves e Elisnei Coutinho Pires e o professor da UCPel, Odiomar Teixeira.
PAIC
O PAIC/UCPel completou dez anos em 2014. O projeto oferece cursos de informática gratuitos para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e já beneficiou aproximadamente duas mil pessoas. A proposta desenvolvida pela Capelania busca proporcionar o acesso ao conhecimento, utilizando instrumentos para comunicação, compartilhamento e distribuição de informações, através da aprendizagem mediada pelas redes de computador.