O Ministério da Educação (MEC) divulgou o Índice Geral de Cursos (IGC), que expressa os resultados dos cursos das instituições de ensino superior, baseado em conceitos dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu. O novo índice das instituições brasileiras coloca a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) na décima-terceira posição entre as instituições privadas no país. Já entre as universidades Católicas, a UCPel é a oitava colocada.
O IGC é divulgado anualmente, sempre baseado no desempenho da instituição, referente aos três últimos anos. Para a pró-reitora acadêmica da UCPel, professora Myriam Siqueira da Cunha, o resultado é reflexo do aumento da qualidade dos cursos da Católica, que têm alcançado avaliações de boas a excelentes. “Pontualmente, a nova colocação é fruto de um corpo docente qualificado, projetos pedagógicos que perpassam toda a formação do aluno e investimento em infraestrutura adequada e de qualidade”.
ENADE e CAPES
O resultado apresentado na avaliação dos cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em 2010 contribuiu bastante para o crescimento da posição da UCPel. A nota 5 - conceito máximo – no curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar;o conceito 4 nos cursos de Farmácia, Medicina e Serviço Social; e conceito 3 nos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, além das avaliações dos programas de pós-graduação stricto sensu também cumpriram sua parte. Na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), os mestrados/doutorados em Letras e Saúde e Comportamento obtiveram conceito 5 e o mestrado em Política Social ficou com 4.