Percorrer cerca de nove mil quilômetros sobre duas rodas. Foi com essa expectativa que o fotógrafo paraibano Wagner Mendes e o profissional paulista formado em Letras Leandro Ribeiro partiram com suas bicicletas, no mês de junho, da cidade de Joinville, Santa Catarina. Desde então, percorreram a Serra Catarinense, passaram por cidades como Florianópolis e São Joaquim, além de municípios da Serra Gaúcha, e, após conhecerem o Sul do Rio Grande do Sul, pretendem viajar pelo Uruguai, Argentina, Patagônia, Cordilheira dos Andes, Chile, Peru, Bolívia, Paraguai e finalizar a rota novamente em solo verde-e-amarelo, em Foz do Iguaçu. Juntos, Ribeiro e Mendes desenvolvem o projeto intitulado Distropya – O Mundo Adeus Dará, uma iniciativa independente que conta com o apoio de pessoas e instituições, como a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), para promover o cicloturismo.
“O propósito é trazer à tona uma nova perspectiva de mundo e de vida, encorajando outras pessoas a fazerem o mesmo. É uma experiência de troca”, comentou Ribeiro. Segundo eles, o produto dessa aventura estará, em breve, registrado num documentário que deve mostrar um pouco da identidade da América do Sul. “Será uma forma de aproximar a cultura, agregar valores do povo latino-americano e promover o autoconhecimento, a descoberta interior”, disse.
Quando decidiram que realizariam a viagem, diversas possibilidades de transporte vieram à mente. “Kombi, moto, carro... Passou de tudo pela nossa cabeça. Mas, pelo custo de manutenção e combustível, achamos que a bicicleta seria mesmo a melhor opção por ser econômica e saudável”, explicou Mendes, ao citar que, até então, só tinha se deslocado dessa forma no fim de 2012, quando foi de Lorena, em São Paulo, até Parati, no Rio de Janeiro, em três dias. Dessa vez, a jornada durará aproximadamente um ano.
A possibilidade de parceria com a UCPel surgiu de uma indicação do médico radiologista Guilherme Oberto, de Porto Alegre. Por considerar que a proposta encaixa-se na postura adotada pela Instituição e impressa, por exemplo, no programa UCPel Mais Saudável, a Universidade aceitou participar, oferecendo apoio na divulgação do trabalho.
Enquanto curtem o passeio atual, os dois já planejam a produção de outros documentários e já têm uma rota pré-definida para a próxima viagem. "Estamos planejando nossa segunda viagem, que será de Lisboa a Moscou. Passaremos por 26 países em aproximadamente 20 meses", enumerou Mendes. "Antes, quando ainda pensávamos em realizar essa viagem, já tínhamos pensado em filmar um documentário sobre a Chapada Diamantina, um sobre a Paraíba e outro sobre o impacto da cultura afro no Brasil, mas nenhum deles nos motivou tanto quanto realizar uma viagem pela América do Sul em bicicleta", concluiu.
É possível conhecer mais sobre o projeto
pelo site, pela página do
Facebook Adeus Dará, pelo e-mail omundoadeusdara@yahoo.com e pelos perfis da dupla no
Instagram (@omundoadeusdara),
Pinterest (Distropya) e
Flickr (omundoadeusdara).