Mais uma vez a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) investe na melhoria de sua conexão com a Internet. Desde o dia 20 foi ativado o serviço Ethernet Line, que disponibiliza link pleno de 30mb no acesso à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A RNP oferece conexão gratuita à Internet para instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas, através dos pontos de presença, espalhados por todos os estados brasileiros. O PoP-RS, representante da RNP no Rio Grande do Sul, está localizado em Porto Alegre, no Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CPD/UFRGS).
Na última terça-feira, técnicos da UCPel e da UFRGS realizaram os últimos testes para implantação do serviço, que vai representar acesso mais rápido a alunos, professores e funcionários e irá melhorar a velocidade para acesso externo aos serviços online da Instituição, como o Sistema de Apoio UCPel (SAPU).
A nova conexão representa mais um meio de acessos à Internet, além dos 100mb já disponíveis para a rede wireless (sem fio) e para a rede cabeada. “A Ethernet Line é uma fibra ótica que liga a UCPel ao Pop-RS a fim de melhorar a capacidade de fluxo de informações”, explicou o administrador de redes da Universidade, Guilherme Cunha.
A intenção, com a disponibilidade dessas redes, é fazer um balanceamento no acesso, evitando que os links fiquem sobre carregados. Outro benefício é a integração entre as Instituições ligadas à Rede RNP, já que a troca de dados entre as mesmas se torna muito mais eficaz.
Ampliação
Em agosto de 2011 a Universidade já havia investido no acesso à Internet sem fio. À época, o acesso foi ampliado a 100mb no Campus I e no Campus II. Outra melhoria importante foi a instalação de mais uma antena de acesso de longa distância no Campus Dr. Franklin Olivé Leite, conhecido como Campus da Saúde, possibilitando a utilização da rede sem fio também nos auditórios I e II, os quais não possuíam sinal.