/ Notícias / UCPel acolhe 1º Mostra Saúde e Prevenção nas Escolas
UCPel acolhe 1º Mostra Saúde e Prevenção nas Escolas
17.11.2010 | 18:07
UCPel acolhe 1º Mostra Saúde e Prevenção nas Escolas

Integrar saúde e educação. A partir dessa necessidade, em 2007 foi implantado na cidade de Pelotas o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas “Atitude pra Curtir a Vida”. Passados três anos, 56 escolas das redes municipais e estaduais, integradas a 38 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), já participam do projeto. Como fruto desde trabalho, ocorreu nesta terça e quarta-feira, no Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a 1ª Mostra Municipal do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.

O projeto proporciona curso de capacitação de 64 horas para professores e agentes de saúde que, ao final da qualificação, se dividem em proximidades locais e criam um projeto para desenvolver o conteúdo, de forma a integrar escola e unidade de saúde.  Parceira desde o início, a UCPel integra o Grupo Gestor Municipal, responsável pela implantação das atividades. “A Católica sempre dá apoio a estas atividades prestadas à comunidade. A primeira capacitação foi realizada na UCPel”, destacou o integrante do Grupo Gestor Municipal e assistente social José Ricardo Fonseca.

Direcionado a alunos de quinta a oitava séries, o projeto tem como meta atingir todas as escolas do município. “Para trabalhar, precisamos encontrar profissionais dispostos, pois é preciso ter um pouco de coragem, já que trabalhamos temáticas delicadas”, comentou a representante da UCPel no Grupo Gestor Municipal, Clarisse Coelho.

Além de troca de experiências entre as comunidades, durante a mostra, cinco salas temáticas trataram de assuntos variados. Durante a manhã de terça (16), os temas foram “Diversidade Sexual na Escola”, com o Grupo Também; “Álcool e outras Drogas: o que a escola tem a ver com isto?”, com a psicóloga Gabriela Haack; “Escola, sexo e vulnerabilidades para as DSTs”, com a psicóloga Marlise Flório Real; e “Gravidez na Adolescência”, com o médico Ricardo Pinheiro. Já à tarde, foram trabalhados “As implicações do Racismo na Saúde e na Educação”, com a professora Maritza Flores Freitas; “Protagonismo juvenil e o Guia de Educação entre Pares”, com alunos das escolas do projeto Estratégias da Saúde e da Família; “Sistema Único de Saúde (SUS) e o Direito à Saúde no Espaço Escolar”, com o Centro de Atendimento à Saúde Escolar; “Violência na Escola: promoção da cultura de paz”, com a médica Júlia Maria Frio, entre outros assuntos.

Nesta quarta-feira (17), as atividades ocorreram à tarde e iniciaram com a Conferência “Articulação Saúde/Educação”, ministrada pela enfermeira Clair Zamo. Logo após, os grupos das comunidades subiram ao palco e por meio de diversas expressões artísticas, como música, dança e teatro, mostraram os resultados dos trabalhos desenvolvidos. Ás 17h, ocorreu a cerimônia de encerramento. Ao todo, cerca de 600 alunos passaram pela UCPel durante o evento.

A 1ª Mostra Municipal do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas é uma realização do Programa Nacional de DST/HIV e Hepatites Virais, Ministério da Saúde e Ministério da Educação, com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (SME) e 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em parceria com a Universidade Católica.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?