Pelotas está na lista dos 115 Destinos Indutores do Turismo no Brasil. Segundo a avaliação da Fundação Getúlio Vargas, feita por pesquisa no ano passado com mais de 600 itens, a cidade será uma das primeiras a receber o Projeto de Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos do Ministério do Turismo e se tornou um dos municípios-pilotos do projeto. As informações foram transmitidas na tarde desta sexta-feira (25), em uma coletiva de imprensa, realizada no Espaço do Empreendedor. O curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Católica (UCPel) é um dos componentes do Grupo Gestor do Projeto, representado pela coordenadora da graduação, professora Cristina Porciúncula e o professor Daniel Botelho.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, salientou que o projeto é de todos os envolvidos com o turismo e beneficiará toda a zona Sul, não só o município. “O projeto é feito pelo conjunto formado por várias instituições. Todo o desenvolvimento econômico gerado na região Sul vem refletir no turismo em Pelotas. Por conta do faturamento de espaço em Rio Grande, as empresas virão para Pelotas e grandes empresas, com certeza, trarão maior desenvolvimento na área turística da cidade”, disse o secretário. Durante a coletiva, foi apresentada a Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos.
Entre os objetivos do projeto está a criação de instrumentos de comunicação que facilitem a geração e a circulação de informações, estimulando o conhecimento e a interação entre os diversos públicos responsáveis pela gestão da competitividade dos destinos e suas regiões. A coletiva de imprensa deu início à proposta exigida pelo programa.
A ação do projeto, primeiramente, será capacitar os atores locais para a gestão em turismo, ampliar os conhecimentos sobre planejamento estratégico, além de fortalecer a governança e a inter-relação dos destinos com as regiões em que estão inseridos.
As 600 variáveis levantadas para a análise das cidades foram divididas em questões sobre infra-estrutura, turismo, políticas públicas, economia e sustentabilidade. Segundo Cristina, a parceria de diversos segmentos e instituições dá força para trabalhar bem o turismo em Pelotas. “A cidade só tem a ganhar. E a comunidade pelotense também”, salientou.
O Grupo Gestor é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento e Cultura e formado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Social do Comércio (SESC), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTUR ), Pelotas Convention & Visitors Bureau e as universidades Federal (UFPel) e Católica de Pelotas (UCPel).