Uma graduação com foco local e regional bastante definido. Essa é uma das características que podem ser atribuídas ao curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), principalmente no que tange a fomentar o interesse pelas atrações naturais de Pelotas e região.
Três disciplinas, em especial, tratam o assunto no curso: Teoria e técnica profissional, Roteiros turísticos e Princípios de ecologia e proteção ambiental. O professor Daniel Botelho, que ministra as duas últimas matérias, diz acreditar que, mais que explorar esses atrativos, o foco incentiva a preocupação com a sustentabilidade e estimula empreendedores que trabalham nessa área a desenvolverem seus produtos de forma a promover o turismo local cada vez com mais qualidade.
Umas das empresas que aposta neste segmento é a agência Terrasul Turismo, conveniada da Universidade para sediar visitas técnicas e atividades práticas dos alunos do curso. Por meio de excursões, a agência promove regularmente passeios para a zona rural, com acompanhamento de guia de turismo, como o realizado no último domingo (07), em referência ao Dia dos Pais. “São iniciativas válidas para que a população conheça um pouco desses atrativos culturais em roteiros novos e interessantes”, comentou Botelho.