Profissionais e acadêmicos da educação presenciaram, na manhã desta segunda-feira (08), a abertura de mais uma edição do Encontro Regional de Educação Infantil da Universidade Católica de Pelotas (EREI/UCPel). Realizado pelo sexto ano consecutivo, o evento já é tradição no meio educacional e ocorre até a quarta-feira (10), no Auditório Dom Antônio Zattera.
Para as participantes Valquíria Neto e Mara Félix, as maiores expectativas estão voltadas para as atividades cujo foco está no compartilhamento de experiências. As professoras trabalham com educação infantil há dois e 11 anos, respectivamente. “Perceber que todo conhecimento e atualização que adquirimos pode ser aplicado no nosso cotidiano é o mais importante no evento. É o que vemos na apresentação de projetos realizados por outros colegas profissionais”, destacou Mara. Na opinião de Valquíria, o tema educação inclusiva, a ser debatido na terça-feira (09), pela professora Arlete Vargas da Cunha, deve ser uma das atrações principais previstas na programação.
“O EREI é um evento que vem crescendo a cada ano e tem mostrado que investir na área da educação infantil é cada vez mais importante. Quando a sociedade se volta para isso, se torna, de fato, mais fraterna e solidária”, opinou a coordenadora do curso de Pedagogia da Católica, professora Ieda Assumpção. Após a abertura, feita por Ieda e a professora Maria Lúcia Moraes Dias, coordenadora do evento, o secretário municipal de Educação, Sérgio Mattos, também deu boas-vindas aos presentes. As atividades das escolas infantis públicas de Pelotas foram suspensas pela Prefeitura durante os dias de EREI para facilitar a participação dos professores e auxiliares no evento.
Práticas e reflexões
Baseado na temática “Práticas e reflexões”, o 6º EREI contou com a presença da professora Maria Carmem Barbosa, que fez uma explanação sobre “Projetos pedagógicos na educação infantil”. Confira a programação para o segundo dia de evento.
Terça-feira, 09 de novembro
8h – “Brinquedoteca: momento de múltiplas aprendizagens.”, com a acadêmica Liese Faria de Severo, professora Ieda Assumpção
9h30min - Intervalo
10h – “Experiências na brinquedoteca”, com coordenação: Amanda
12h – Intervalo
14h – “Descobrindo ciências na educação infantil”, com o professor Rafael Nasser
15h45min – Intervalo
16h – “Educação Inclusiva: uma experiência inovadora”, APAE de Canguçu: Arlete Vargas da Cunha
18h – Intervalo
19h - “Práticas pedagógicas na educação inclusiva”, com professor Daniel Botelho
21h30min – Encerramento