A coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Cristina Porciúncula, e coordenador do Laboratório de Eventos do curso, professor Daniel Botelho, participaram na segunda (02) e terça-feira (03) do segundo módulo de oficinas de aperfeiçoamento do Grupo Gestor do Projeto de Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos em Pelotas. Integrantes do trade turístico da cidade, representantes das instituições de ensino, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), Eduardo Macluf, e o prefeito, Adolfo Fetter Júnior, participaram da atividade na Charqueada da Boa Vista.
As atividades fazem parte do Projeto Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos, do qual Pelotas se tornou um dos municípios-piloto. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Marca Brasil (IMB), representando o Ministério do Turismo, e estabelece um processo padronizado de gestão de destinos, guiando a construção dos planos de ações por meio de cinco módulos. No primeiro módulo, o Grupo Gestor conheceu a pesquisa Índice de Competitividade do Turismo Nacional, que apresenta uma análise das 13 dimensões influenciadoras da qualidade turística. Neste segundo módulo, foram trabalhados competitividade e inovação, planejamento, análise da situação atual da cidade e ferramentas gerenciais, com o objetivo de capacitar os atores locais para a gestão da atividade turística, ampliando seus conhecimentos acerca de planejamento estratégico.
“Realizamos o diagnóstico da cidade. Agora, o grupo apresenta ao Ministério do Turismo, que avalia e orienta”, disse Cristina. De acordo com a diretora executiva do IMB, Tânia Brizolla, a ideia é que o grupo realize uma atividade permanente. “A busca é por convergência de ações, para que sejam mais efetivas e tragam benefícios de desenvolvimento social. A ação é coletiva”, disse.
Para Macluf, o trade vive um momento de muita integração. “Assim construímos políticas públicas de qualidade”, afirmou. Cristina destacou, ainda, a importância de professores do curso de Turismo participarem ativamente de um programa que contribui para o crescimento de Pelotas e proporciona integração entre as instituições.