A coordenação do curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) estão promovendo, em parceria com a gerência-executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o curso para Disseminadores Externos das Informações Previdenciárias. O objetivo é a produção de conhecimento acerca dos direitos e deveres dos cidadãos com relação a aposentadorias, auxílio-doença, perícias médicas, auxílio-reclusão, licença-maternidade, entre outros. O evento começou nesta quinta-feira (09).
Conforme a coordenadora do curso de Serviço Social, professora Cristine Ribeiro, a atividade busca destacar a importância da formação presencial de ensino. “Queremos proporcionar aos nossos acadêmicos e profissionais a aquisição de ferramentas para lidar com esse tema, imprescindível na vida dos brasileiros. Temos que ter em mente como proceder para melhor atender às pessoas que necessitam esclarecimentos, acompanhamento e o cumprimento de seus direitos, auxiliando-os para a garantia de implantação de políticas públicas”, disse.
De acordo com a coordenadora do Programa de Educação Previdenciária (PEP), Eliane Schneid, os cursos são ministrados há dez anos em todo o país. “As 102 gerências do INSS no Brasil têm a preocupação de conscientizar sobre os efeitos da contribuição previdenciária e os profissionais do Serviço Social são facilitadores nesse processo”. A auditora fiscal do órgão e uma das palestrantes, Josete Vignolle, definiu o trabalho desses profissionais como agentes transformadores habilitados e credenciados na orientação das questões em pauta. Ela falou ainda sobre os princípios constitucionais de seguridade social, que tem como pilares a previdência, a saúde e a assistência social.
Cristine ainda ressalta a participação e o fortalecimento das ações da Rede de Atendimento dos Assistentes Sociais da Católica, que engloba o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), o Pronto Socorro de Pelotas (PSP), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Santa Terezinha, Pestano e Fátima, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Escola, o Núcleo de Apoio ao Estudante (Nae) e o Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic).
O curso é gratuito e ocorre até sexta-feira (10), na sala 425C do Campus I (rua Gonçalves Chaves, 373).