Acadêmicos do curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e profissionais da área participaram da 28ª Semana Acadêmica da graduação. Realizadas pelo Diretório Acadêmico Profª Emília Vaz Fernandes, as atividades iniciaram na tarde de segunda-feira (18), com apresentação do Grupo de Música Felizarte, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Escola) e foram desenvolvidas no Espaço Multiuso do Campus II da UCPel.
Composta por palestras sobre as diversas práticas e desafios da profissão e mini-cursos sobre assuntos mais específicos, como "Psicologia das Emergências", a semana acadêmica abordou a temática “As novas perspectivas da Psicologia”. Psicologia clínica, sexualidade nas relações, psicologia e religiosidade, psicodrama, transtorno de personalidade, psicoterapia e arteterapia foram alguns dos assuntos discutidos durante a semana. “É um complemento ao que vemos em sala de aula”, declarou a estudante do sétimo semestre da graduação, Marcela Sedrez. Interessada pela área psicanalítica, Marcela sentiu-se contemplada com a palestra “Psicoterapia nos relacionamentos amorosos”, realizada na terça-feira (19) pela psicóloga e psicanalista Marciara Centeno. “A forma como ela conduziu a palestra chamou minha atenção: destacou os autores trabalhados em sala, relacionando com experiências do nosso dia-a-dia”, disse.
A acadêmica do sexto semestre Munique Fernandes participa pela primeira vez de uma semana acadêmica e garante que “não há momento que sinta sono”. “É muito produtivo. Vemos assuntos que em cinco anos não conseguiríamos ver”, contou. “A partir da semana, tenho certeza de que esta é a profissão que quero. Só tenho dúvida em qual área, pois a psicologia está em tudo”, falou.
Na tarde de encerramento, nesta sexta-feira (22), passou pela semana acadêmica a psicóloga Letícia Farias, que tratou sobre o papel do psicólogo nas áreas de recursos humanos e empresariais. O tema da palestra foi “A prática da Psicologia Organizacional”. O psicólogo Ricardo Valente, que faz acompanhamento com dependentes químicos da Comunidade Terapêutica Renascer, também realizou palestra. O assunto desenvolvido foi “Os desafios da dependência química no universo Psi”.