/ Notícias / Semana Acadêmica da Filosofia propõe diálogo
Semana Acadêmica da Filosofia propõe diálogo
04.10.2011 | 15:43
Semana Acadêmica da Filosofia propõe diálogo
A 19ª Semana Acadêmica da Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) ocorre desde a segunda-feira (03). Na manhã de abertura, os professores Jandir Zanotelli e Eliezer Oliveira falaram um pouco sobre a origem da Filosofia e a contextualização dela em nosso dia a dia na palestra “Filosofia e...”. À tarde houve apresentação de um trabalho sobre Filosofia Medieval, com enfoque nas relações entre Igreja e Estado.

Em um clima descontraído, com ar de conversa informal e chimarrão na mão, cerca de 30 profissionais da área e acadêmicos de Direito e Filosofia prestavam atenção no que o professor Jairo Nogueira falava na palestra “Filosofia e Inclusão Social”, nesta terça (04). Nogueira destacou a importância de manter o princípio básico da vida humana: o relacionamento. Segundo o professor, é a partir de atitudes simples e de boa educação que as pessoas acabarão, ou pelo menos minimizarão, a gritante exclusão social que vivemos em todas as esferas da sociedade.

Para a professora Ângela Caruso, coordenadora do curso, a tradicional Semana Acadêmica vem tentando mostrar a cada ano que a Filosofia é algo próximo a nosso cotidiano e que está no mundo mesmo sem ser percebida. “É preciso acabar com a ideia de que os filósofos passam horas lendo, trancados em uma biblioteca. Nossa Semana busca mostrar que isto é um mito por meio de uma provocação ao diálogo com base nas questões sociais”, afirmou Ângela. 

Com esta visão, o evento continua até o dia 07. Nesta quarta-feira (05), na sala 407 do prédio E do Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373), serão expostos trabalhos dos alunos da Filosofia. O objetivo é mostrar o que se faz durante os três anos de curso em termos de produção. Já na quinta e na sexta feira, a programação inclui mais palestras, sempre às 8h30min, na sala 425C do Campus I.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?