Duas alunas do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) obtiveram menção honrosa na apresentação de trabalhos no congresso do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC). O evento ocorreu em Recife, de 13 a 15 de outubro, reunindo estudantes e profissionais da área oriundos de diversas localidades do Brasil.
O estudo de Luciana Quevedo, intitulado “Risco de suicídio e episódios mistos em homens no período pós-parto”, foi orientado pelo professor Ricardo Pinheiro. A abordagem é inovadora, principalmente por tratar de uma ocorrência normalmente atribuída a mulheres. Segundo Luciana, trata-se de uma análise dos níveis de testosterona de humor no sexo masculino no período que sucede o nascimento de seus filhos. A pesquisa mostrou prevalência de transtorno misto e depressivo em 4,8% dos 726 homens pesquisados.
Já o trabalho “Avaliação dos níveis séricos da proteína S100β em mulheres na depressão pós-parto”, de Marta Gazal, estudou 159 mulheres que tiveram seus bebês entre junho de 2008 e fevereiro de 2009. A constatação foi de que 18% delas (28 mulheres) apresentaram prevalência de depressão pós-parto.
Os trabalhos de Marta e Luciana ficaram entre os 24 melhores de todos os 150 apresentados na ocasião.