O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está selecionando alunos interessados em participar de um projeto de pesquisa. A ideia é montar um grupo que investigue fatores de risco e alterações neuroquímicas dos transtornos de humor.
O trabalho será feito com base nas pessoas entrevistadas no projeto “Avaliação de saúde de jovens de 18 a 24 anos”, realizado há quatro anos. Os alunos que participarem do projeto que está com vagas abertas – intitulado “Fatores de risco ambientais-biológicos para o transtorno bipolar: Uma coorte populacional com jovens” –, farão contato com estes jovens buscando saber, por meio dos questionários antigos e dos atualizados, quais foram as mudanças vividas por eles ao longo destes quatro anos.
Entre os objetivos do projeto, está verificar a incidência de transtorno bipolar (TB) em jovens e avaliar a funcionalidade, qualidade de vida e ritmo biológico dos indivíduos com TB. O resultado esperado é que a conclusão do projeto possa ser aplicada para compreensão do processo biopsicossocial dos portadores de TB.
Aos interessados, de acordo com o envolvimento e desempenho do projeto de pesquisa, há a possibilidade de recebimento de bolsa de iniciação científica. Alunos de qualquer curso da UCPel podem participar – de preferência, aqueles que tenham algum meio de transporte.
Para a bolsista do Saúde e Comportamento, Thaíse Campos, a vaga para o projeto é uma oportunidade que deve ser aproveitada pelos acadêmicos. “É a chance de começar a trabalhar no meio científico, entrar em contato com a pesquisa e as práticas de campo e, ainda, qualificar o currículo”, recomendou.
Mais informações pelo e-mail thaisemondin@yahoo.com.br ou pelo telefone (53) 2128.8404.