Um dos momentos mais importantes para a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) iniciou oficialmente na noite desta terça-feira (22). O Salão Universitário 2013 é o espaço onde toda a comunidade acadêmica pode ter acesso ao conhecimento produzido na iniciação científica, na pós-graduação e na extensão.
Na abertura oficial do evento, a pró-reitora Acadêmica da UCPel, professora Patrícia Giusti, destacou o belo trabalho realizado pela equipe da Universidade e pelos acadêmicos da instituição. “O Salão é resultado do empenho de todos e é feito principalmente pelos alunos através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão”, disse.
Até o dia 25, diversas atividades ocorrerão na UCPel. Nove salas serão utilizadas para a apresentação de mais de 400 trabalhos que integram o evento. A Rua da Extensão também deverá atrair a atenção dos participantes reunindo projetos e ações de extensão universitária que também tenham sido apresentados oralmente durante o evento.
No último dia do evento (25), às 17h, haverá a premiação dos trabalhos que obtiveram maior destaque. A cerimônia ocorrerá no saguão do Campus I. Também no dia 25 haverá uma edição especial da feira Bem da Terra, associação assessorada pelo Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic/UCPel) e que comercializa diversos tipos de itens que vêm diretamente do produtor para o consumidor.
Palestra de abertura
Um dos destaques do segundo dia de atividades do Salão foi a palestra da educadora Maria Isabel da Cunha, da Unisinos, que contribuiu com a reflexão sobre a importância de se fazer boas perguntas dentro das instituições de ensino. Além da realização de palestras e apresentação de trabalhos, o Salão ainda oferece sete minicursos com diversas temáticas para os participantes. Os minicursos também prosseguem até o dia 25.