Depois de sete meses de restauração completa, o Salão São José, da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, foi apresentado à comunidade na manhã desta terça-feira (18). O espaço, que recebeu um investimento de R$ 500 mil por meio de patrocínio da Petrobrás, foi praticamente refeito. Madeiramento, telhado, forro, estrutura de madeira e assoalho foram alguns dos itens contemplados. Até mesmo as telhas francesas originais foram retiradas, lavadas e recolocadas.
O restauro do Salão São José faz parte de um projeto global que pensa o patrimônio do templo católico como um todo. O espaço foi escolhido por ser possível sua conclusão e término conforme os recursos existentes.
De acordo com a integrante da Comissão de Restauro da Catedral, Marlene Mendonça, a próxima etapa será a cobertura da Catedral e os serviços complementares ligados a ela. A movimentação começa quando mais recursos estiverem disponíveis. A Comissão procura a captação de verbas pela Lei Rouanet e Lei de Incentivo à Cultura (LIC). "Esta etapa que concluímos é uma gota perto de todo o trabalho que temos a fazer, mas dá ânimo para perseverarmos", disse.
Um dos destaques do restauro do Salão São José é um painel, em base de escaiola, descoberto atrás de antigos armários - e que foi preservado -, que mostra anotações e croquis da obra original. De acordo com Marlene, o local poderá, futuramente, contemplar um memorial.
O pároco da Catedral, padre Luiz Boari, manifestou os agradecimentos pelo suporte na conquista e conclamou novos apoios para as demais etapas. Segundo ele, ainda é necessário reunir em torno de R$ 1,2 milhão para a etapa da cobertura. "Agradecemos as palavras de esperança. Temos a responsabilidade de dar novos passos para que possamos ver o conjunto de toda a Catedral com essa mesma graça", disse.
Para mobiliar
Agora terá início uma campanha para mobiliar o Salão São José. O espaço deverá acolher eventos e atividades de formação da Arquidiocese de Pelotas.
Há necessidade de 160 cadeiras e 26 mesas. O fogão industrial já foi doado. Interessados em colaborar com a aquisição do mobiliário, ofertando qualquer valor, podem procurar a secretaria da Catedral.